Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lista

Nove vezes em que Lula foi desrespeitoso com as mulheres

Lula: longa lista de declarações problemáticas sobre mulheres.
Lula: longa lista de declarações problemáticas sobre mulheres. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O PT se orgulha de supostamente ser um partido inclusivo e preocupado com as mulheres. Ao mesmo tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a liderança incontestável da sigla. Volta e meia, esses dois fatos causam um curto-circuito. Como Lula pode ser uma referência se diz frases pouco respeitosas sobre as mulheres — frases, de acordo com o feminismo contemporâneo, são demonstrações evidentes de machismo?

Na última semana, o presidente foi criticado por correligionários, especialmente na ala feminista, por uma fala a respeito da aparência de Gleisi Hoffmann — que acaba de tomar posse como a ministra responsável pela articulação do governo com o Congresso. Mas a lista de comentários problemáticos de Lula sobre as mulheres é muito mais longa e muito mais antiga.

1) “Vou papar a nora desse velho” 

Na célebre entrevista dada à revista Playboy em 1979, Lula contou como conheceu Marisa Letícia, sua segunda esposa. A história tem pouco romantismo: o futuro presidente contou que cobiçou Marisa ao descobrir que o marido dela havia morrido. Ele usou um vocabulário chulo ao contar a história. 

“Eu saía da casa de uma namorada à meia-noite e pegava um táxi na pracinha de São Bernardo. Era o táxi de um velho (...). Ele me contou que tinha uma nora muito bonita, e que o filho tinha sido assassinado três meses depois do casamento. Ele continuava muito revoltado com a morte do filho e me contou que a nora não ia mais se casar. Como eu tinha contado minha história para ele, de vez em quando pegava o táxi e ele desabafava, falava do filho. E às vezes também falava da nora. Eu pensava: ‘Qualquer dia eu vou papar a nora desse velho...’”

2) De olho nas viúvas 

Na mesma entrevista à Playboy, Lula disse que monitorava as viúvas que iam ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC resolver problemas de herança ou pensão. O informante era um colega conhecido como Luisinho.

“Nessa época, a Marisa apareceu no sindicato. Ela foi procurar um atestado de dependência econômica para internar o irmão. Eu tinha dito ao Luisinho, que trabalhava comigo no sindicato, que me avisasse sempre que aparecesse uma viuvinha bonitinha. Quando a Marisa apareceu, ele foi me chamar”  

3)Piada com mulheres “desaforadas” 

Era para ser uma celebração do Dia da Mulher. Mas, em um discurso em Mossoró (RN), no ano de 2005, Lula não se aguentou e fez um gracejo inadequado para o momento.

“Espero que vocês não sejam desaforadas e não comecem a pensar logo na Presidência da República. Espero que vocês vão devagar com essa pressa de poder”. 

4) “Presente de Deus” para Clara Ant 

A Operação Lava-Jato ajudou a mostrar como Lula se comporta quando as câmeras estão desligadas. Em 2016, numa conversa por telefone com a então presidente Dilma Rousseff, ele foi gravado pela Polícia Federal fazendo uma piada de cunho sexual com a petista Clara Ant, cuja casa havia sido alvo de um mandado de busca e apreensão. 

“Foram na casa da Clara Ant, sabe? A Clara estava dormindo sozinha quando entraram cinco homens lá dentro, ela pensou que era um presente de Deus e era a Polícia Federal”. 

5) "Mulheres de grelo duro" 

Os grampos da Lava-Jato também revelaram outro momento em que Lula usou termos ofensivos para se referir às mulheres em uma ligação com o aliado Paulo Vanucchi. O presidente estava se queixando da falta de iniciativa da militância petista para pressionar parlamentares de oposição. 

“Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?” 

6) Violência doméstica tolerada 

Em agosto de 2022, ainda em campanha eleitoral, o petista subiu ao palanque e disse, de forma atrapalhada, que é aceitável bater em mulheres desde que isso não aconteça “em casa” ou “no Brasil”. 

 "Mão de homem não foi feita para bater em mulher. Quer bater em mulher? Vá bater em outro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil, porque nós não podemos aceitar mais isso”.  

7) Corintiano pode bater em mulher? 

Em julho do ano passado, durante um discurso, Lula relativizou a violência contra a mulher ao fazer uma menção descabida ao Corinthians.

"Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Se o cara é corintiano, tudo bem.”

8) Amante X esposa 

Em janeiro deste ano, ao fazer juras públicas de lealdade à democracia, o presidente da República achou que seria uma boa ideia discorrer sobre esposas e amantes — com um veredito favorável às amantes. Não se sabe se o presidente estava falando por experiência própria. 

“Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque, a maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”. 

9) Gleisi bonita 

O episódio mais recente aconteceu no dia 12 de março. Ao justificar a nomeação de Gleisi Hoffmann ao cargo de ministra de Relações Institucionais, o presidente deu a entender que os atributos estéticos da petista pesaram na decisão. As feministas reclamaram.

“O que a gente quer é facilitar que vocês tenham acesso ao crédito. Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e do Senado, porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”. 

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.