• Carregando...
Cena do filme ‘Unplanned’ (Foto: Divulgação)
Cena do filme ‘Unplanned’ (Foto: Divulgação)| Foto: Michael Kubeisy

A Motion Picture Association of America (MPAA), entidade responsável por conferir a classificação indicativa dos filmes exibidos nos Estados Unidos, divulgou na sexta-feira (22) que o filme 'Unplanned', que fala sobre o aborto, foi classificado como “R” – material adulto que requer acompanhamento de maiores. A justificativa é que a produção contém “algumas imagens perturbadoras/sanguinolentas” de bebês abortados.

A classificação R é dada a filmes que contenham linguagem obscena, nudez, sexo ou violência. 'Unplanned' não contém palavrões, nudez nem sexo. “Ironicamente, a MPAA parece indiretamente endossar a posição pró-vida: o aborto é, de fato, um ato de violência”, disseram ao Movieguide os roteiristas e diretores Cary Solomon e Chuck Konzelman.

O filme conta a história de Abby Johnson, que foi diretora da unidade da Planned Parenthood em Bryan, Texas, até 2009, quando ela deixou a organização depois de assistir a um aborto realizado com apoio de ultrassom de um bebê de 13 semanas. Johnson era a mais jovem diretora de uma clínica da organização em todo o país.

Leia mais: O que é a Planned Parenthood

Ela auxiliou no aborto de mais de 22 mil mulheres no tempo em que trabalhou na clínica. Em 2008, foi a colaboradora do ano da Planned Parenthood, onde trabalhou durante 8 anos. Johnson até mesmo realizou um aborto por medicação antes de se tornar pró-vida.

A classificação R significa que “muitas adolescentes que podem obter legalmente um aborto real sem permissão dos pais serão proibidas de ver um filme que contém imagens simuladas de aborto sem permissão dos pais”, disseram ainda Solomon e Konzelman, apontando para os dois gumes da decisão.

Leia mais: No futuro veremos o aborto como hoje vemos a escravidão

Com a companhia de um pai ou responsável, é possível que uma pessoa com 17 anos ou menos veja um filme R. “Estamos ultrapassando as barreiras do que já tinha sido feito nessa escala para mostrar aos Estados Unidos exatamente o que o aborto é – e o aborto é perturbador, é violento”, disse Johnson em um comunicado.

Johnson é a fundadora do grupo And Then There Were None (ATTWN), que ajuda funcionários da indústria do aborto a deixar o setor, além de dar suporte a mulheres que tiveram abortos e sofrem por isso. O grupo foi fundado em 2012.

Leia mais: ‘Ficamos chorando’: mulher conta por que deixou Planned Parenthood

Desde que deixou a Planned Parenthood, Johnson ajudou cerca de 500 ex-funcionários da indústria a deixar os seus empregos e partir para outra carreira – 7 deles médicos. “Ninguém vai terminar de assistir a esse filme e dizer: ‘Eu não sabia’”, acrescentou ela.

'Unplanned' estreia nos Estados Unidos nesta sexta-feira, 29 de março.

©2019 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]