• Carregando...
Alexei Navalny no documentário Navalny, que deve chegar à HBO Max no fim do ano.
Alexei Navalny no documentário Navalny, que deve chegar à HBO Max no fim do ano.| Foto: Sundance Institute/Divulgação

Alexei Navalny, o antagonista mais inteligente e corajoso de Vladimir Putin, disse uma vez, ao se tornar famoso anos atrás: “será problemático para eles se me matarem”. Hoje, no entanto, diz: “Sim, eu estava muito errado.”

Em agosto de 2020, o jornalista, humorista, dissidente e político observou o quão estranho era não ser incomodado pela polícia enquanto fazia campanha na Sibéria. Ele descobriria por que recebeu um tratamento tão gentil a caminho de casa, quando ficou violentamente doente. No longo voo da Sibéria para Moscou, ele teria morrido se o piloto não tivesse feito um pouso de emergência e providenciado medidas de primeiros socorros no hospital mais próximo. Quando sua esposa conseguiu levá-lo a um hospital que não estava lotado de agentes russos, em Berlim, os médicos declararam que Navalny havia sido envenenado com a arma do crime de Putin: Novichok, um produto químico letal que pode infectar apenas tocando a pele. Putin poderia muito bem ter deixado um autógrafo assinado em uma faca antes de enfiá-lo nas costas de Navalny. “Assassinato”, diz Navalny, “é uma ótima maneira de resolver problemas. Mas uma vez que você começa a matar, é difícil parar.”

Navalny, um documentário emocionante e urgente de Daniel Roher que acaba de estrear no Festival de Cinema de Sundance antes de chegar à HBO Max no final desse ano, não responde realmente à pergunta que ansiamos ouvir: como pode um homem com uma esposa e dois garotos continuar enfiando a cabeça em lugares onde Putin poderia cortá-la? No entanto, esse retrato cinematográfico do homem mais corajoso do mundo irá polir o perfil de Navalny e aumentar um pouco a pressão sobre Putin para libertá-lo ou pelo menos deixá-lo viver. Navalny é atualmente e indefinidamente um convidado da Colônia Penal Pokrov nº 2, preso por acusações espúrias. Ele é o maior prisioneiro político do mundo.

No documentário, que cobre principalmente os últimos dois anos da vida eletrizante de Navalny, o dissidente lida com acontecimentos de arrepiar os cabelos com brio e sagacidade. Ele tem uma abreviação para a estupidez desajeitada dos capangas de Vladimir Putin: Moscou4. Ele nos diz que a senha do e-mail do chefe de inteligência de Putin, até ser hackeado, era Moscou1. Ele mudou para Moscow2 e foi hackeado novamente. Então Moscou3, então. . . .

Na sua forma mais fascinante, Navalny nos leva através do trabalho de detetive de um aliado búlgaro chamado Christo Grozev, um minerador de dados que descreve suavemente como ele consegue obter listas de passageiros de um agente de viagens a quem ele pagou apenas 25 dólares em criptomoeda. Ao devorar montanhas de tais dados, Grozev foi capaz de descobrir as identidades dos membros do esquadrão de assassinatos que viajaram de Moscou para a Sibéria quando Navalny viajou, e descobrir seus números de telefone. Depois que ele se recuperou da tentativa de assassinato, Navalny começou a chamar metodicamente cada homem da tripulação para confrontá-los sobre o que eles fizeram: “Eu esperava que você pudesse me dizer por que você queria me matar”, ele perguntava, recebendo tom de discagem como resposta.

De modo oportunista, vemos Navalny assumir uma identidade falsa como burocrata da inteligência e ligar para um dos cientistas envolvidos na produção do Novichok para discutir como o produto químico foi plantado em Navalny: na cueca, próximo da virilha. “Fizemos exatamente como planejado”, diz o cientista Konstantin Kudryavtsev. “A maneira como ensaiamos muitas vezes.” Sempre que Kudryavtsev afirma que não é apropriado discutir tais assuntos em um telefone não seguro, Navalny o mantém falando de qualquer maneira: Moscou4.

Depois que Navalny publicou essa ligação na internet, Putin fez uma leve discussão sobre toda a situação em uma entrevista coletiva, respondendo a perguntas sobre por que não houve investigação criminal a respeito do atentado contra a vida de Navalny, com alegações de que seu antagonista é um ativo da CIA, acrescentando com uma risada: “quem se importa com ele? Se essa fosse a intenção, eles teriam acabado com ele”. Kudryavtsev, no entanto, desapareceu posteriormente, indicando que a confissão inadvertida do ataque era de fato importante para Putin.

Navalny, que ficou em coma por cinco semanas após a tentativa de assassinato, decidiu assim que acordou que voltaria à Rússia e receberia qualquer punição que Putin pudesse sonhar. O documentário vibra com imagens tensas de seu nervoso voo de volta para casa, durante o qual foi acompanhado por uma multidão de jornalistas. Observamos enquanto Navalny caminha pelo aeroporto e se dirige aos controladores de passaportes – momento em que o perdemos de vista quando a polícia diz: “Venha conosco”.

Breves entrevistas com a esposa e a filha universitária de Navalny deixam claro que a família respeita e honra seu desejo de continuar lutando para libertar a Rússia das garras de Putin, mas, ao assistir, você conclui que em algum momento alguém convenceria Navalny de que ele não será capaz de fazer qualquer tipo de contraponto a Putin se ele for morto. Depois de ter sido atacado com produtos químicos três vezes pelo regime, Navalny agiria com sabedoria se parasse de provar sua coragem e passasse a pensar de forma mais estratégica.

No entanto, em vez disso, ele parece perfeitamente preparado para se tornar um mártir. Se Navalny sair da prisão para continuar a luta, será um dia glorioso na história russa. Mas todos os seus aliados temem que condições degradantes na prisão simplesmente acabem com sua vida sem que Putin tenha que recorrer diretamente ao assassinato. Há muitas maneiras de matar um prisioneiro sem parecer um carrasco.

Convidado a dar uma declaração de despedida ao mundo no caso do pior, Navalny diz: “Minha mensagem para a situação em que sou morto é muito simples: não desista”. Ele acrescenta: “Se eles decidiram me matar, significa que éramos incrivelmente fortes”.

*Kyle Smith é membro do National Review Institute e crítico de cinema.

©2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]