i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Metal estratégico

O nióbio vai salvar a economia do Brasil, como defende Bolsonaro?

Discursos de salvação nacional que apresentam o metal como um recurso natural comparável ao petróleo são mero “delírio nacionalista”

  • PorCarlos Orsi
  • 28/06/2017 10:40
  • Atualizado em 28/06/2019 às 17:08
Nióbio, o elemento 41 da tabela periódica: salvação da economia brasileira? | BigStock
Nióbio, o elemento 41 da tabela periódica: salvação da economia brasileira?| Foto:

Embora seja um metal estratégico, o nióbio só é empregado em pequenas quantidades, é substituível em seu principal uso de larga escala – a produção de aços especiais – e o Brasil não domina as tecnologias necessárias para aproveitar suas aplicações de ponta, como a fabricação de ímãs supercondutores ou sensores espaciais.

Diante disso, discursos de salvação nacional que apresentam o metal como um recurso natural comparável ao petróleo são mero “delírio nacionalista”, na definição do pesquisador Leandro Tessler, do Instituto de Física da Unicamp. Tessler tem experiência com materiais usados em aplicações de alta tecnologia: já trabalhou com terras raras e hoje pesquisa semicondutores.

Em 19 de setembro de 2016, o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), recentemente eleito presidente do Brasil, subiu à tribuna da Câmara para, depois de prestar uma breve homenagem ao falecido deputado Enéas Carneiro (1938-2007), fundador do extinto Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), denunciar a suposta entrega de jazidas nacionais de nióbio ao capital estrangeiro.

Leia também: Três mentiras sobre o Brasil que não podem mais ser repetidas

Figura folclórica da direita nacional, Enéas, nos anos 90, foi o responsável por lançar o mito do nióbio – um metal raro, elemento químico de número 41 na Tabela Periódica – como recurso natural capaz de promover a salvação da economia nacional, e alvo da cobiça de potências estrangeiras. Mais de vinte anos depois, Bolsonaro segue seus passos.

Alta tecnologia

O Brasil detém a maior parte (98%) das reservas de nióbio conhecidas do mundo, e em 2014 respondeu por quase 94% da produção global. A maior empresa produtora do metal do planeta, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) tem capital 70% nacional, sendo que os 30% restantes pertencem a consórcios asiáticos.

Em 2010 e 2011, os ganhos brasileiros com exportação de ferronióbio, liga usada na produção de aço de alta resistência, quase empataram com os recursos gerados pela exportação de ouro em barras. Ano após ano, o ferronióbio costuma aparecer como o terceiro produto mineral que mais divisas traz para o Brasil, atrás apenas do minério de ferro e do ouro, de acordo com documentos publicados em 2012 e 2015 pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), “Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira” e “Informações sobre a Economia Mineral Brasileira”, respectivamente.

Leia também: O que é a Ku Klux Klan, organização racista que Bolsonaro rejeitou apoio

Além do uso na produção de aços especiais, o nióbio também vem encontrando aplicações no ramo de alta tecnologia. O computador quântico canadense D-Wave usa nióbio em seus chips, e a empresa aeroespacial americana SpaceX adotou uma liga de nióbio para seus motores de foguete Merlin de segundo estágio, ativados quando a nave Falcon 9, estrela da companhia, se encontra já no vácuo do espaço. E o nióbio é indispensável na produção de fios supercondutores, usados em aceleradores de partículas equipamentos de diagnóstico médico, como máquinas de ressonância magnética.

“Se tiver uma aplicação com fio supercondutor, é fio de nióbio, ou alguma liga de nióbio, como nióbio-níquel ou nióbio-germânio. Há indústrias nos EUA que fabricam fios de nióbio. Então, ele é estratégico por causa da supercondutividade: só se consegue ter ímã supercondutor com fio de nióbio, não tem metal alternativo”, explica Tessler. 

Sensores de algumas sondas espaciais também se valem das propriedades do nióbio.

Substituível

A despeito desses usos sofisticados, mais de 90% das exportações de nióbio têm como destino a produção de aço. Mesmo nessa indústria, a proporção utilizada é pequena: a China, principal mercado consumidor, usa 25 gramas de nióbio por tonelada de aço. O Brasil usa 100 gramas. Estimativa de 2012 do IBRAM indicava que apenas as reservas da CBMM devem durar, pelos menos, mais 200 anos.

“A liga ferronióbio tem diversas aplicações, especialmente nas indústrias automobilística, aeroespacial e petrolífera. Em diversas aplicações, o nióbio pode ser substituído principalmente pelo vanádio, tântalo, tungstênio e molibdênio”, aponta o “Sumário Mineral” de 2015 do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia.

Leia também: Cidade paga “bolsa-bandido” para manter jovens longe do crime

Essas características do nióbio — tanto o uso em pequenas quantidades quanto o fato de ele ser substituível em sua principal aplicação de larga escala, a produção de aço — invalidam comparações, feitas por políticos como Bolsonaro, entre o elemento 41 e o petróleo. Em seu pronunciamento de setembro de 2016, o então deputado disse que o Brasil poderia estabelecer uma “Opep de um país só” para controlar o preço do metal. Também por esses motivos, é difícil imaginar que o Brasil pudesse engendrar uma manipulação do mercado de nióbio semelhante à que a China fez com o mercado de terras raras, a partir de 2010.

Delírio nacionalista

Terras raras são 17 elementos químicos dotados de propriedades especiais que os tornam essenciais para diversas aplicações de alta tecnologia. A China é responsável por mais de 97% da produção mundial, e no fim da década passada adotou políticas de restrição à exportação que causaram uma alta brutal no preço desses elementos no mercado externo, não só favorecendo a indústria chinesa como atraindo empresas de fora para o país, onde poderiam comprar os insumos a preços menores. A prática acabou condenada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), e a China suspendeu as restrições em 2015.

Leia também:  Por que, afinal, o Paraguai está crescendo bem mais que o Brasil?

“O Brasil não tem todo esse cacife para fazer a mesma coisa com o nióbio”, afirma Tessler. “É um delírio nacionalista. E tem outro problema no Brasil: o país não tem tecnologia para aproveitar o nióbio. Não tem fábricas de supercondutores no Brasil, por exemplo”.

O pesquisador complementa: “A mesma coisa que se fala do nióbio, poderiam falar do silício. O Brasil tem as maiores reservas de silício do mundo, só que a gente exporta silício com 99,5% de pureza, por US$ 15 a tonelada, e importa de volta na forma de chips, onde ele foi purificado para 99,99999% de pureza. O Brasil não sabe, não tem tecnologia para purificar o silício desse jeito”.

Tessler diz que só faria sentido o Brasil lançar mão de uma política protecionista para o nióbio, como a China fez com as terras raras, se houvesse meios de “adicionar valor localmente”. “Mas acho difícil. Nenhuma empresa brasileira aparece no mercado de refratários ou supercondutores. Não há mercado relevante disso”.

“É algo que requer um investimento pesado, requer desenvolvimento de tecnologias nacionais que a gente não sabe fazer. A nossa tecnologia local não é boa o suficiente, a gente não consegue viabilizar nada intensivo em tecnologia. Esse é o problema da situação econômica do Brasil: coisas intensivas em tecnologia custam caro e a gente não consegue ter acesso a elas. E acho que é porque a gente não tem a capacidade de desenvolver um processo industrial à altura de valer a pena enriquecer o silício, ou o nióbio que seja, aqui no Brasil”.

78 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 78 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Thiago

    ± 60 dias

    Parei de ler quando vi que o especialista era da unicamp...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 60 dias

      Foi algo que Bolsonaro usou com estratégia de campanha e obteve algum ganho, mas acredito que ele próprio já foi informado que jamais o mineral vai ter uma grande relevância nas divisas do pais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Ae Carvalho

        ± 61 dias

        Tessler, da Unicamp? O que esperar? Apoio ao Governo Bolsonaro, não...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Wellmil_live

          ± 61 dias

          Opinião válida de um pessimista. Nós não temos tecnologia... e se não começar, nunca teremos ... risível

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • V

            Vera Nascimento

            ± 61 dias

            Ok não temos a tecnologia para o uso, mas para tudo de mais avançado eles precisam da nossa matéria prima!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

              ± 61 dias

              Resumindo; basta então investir em fábricas ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                Vera Nascimento

                ± 61 dias

                Ok não temos a tecnologia para o uso, mas para tudo de mais avançado eles precisam da nossa matéria prima!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Jorge Carvalho

                  ± 61 dias

                  O Tessler é um pessimista! Podemos e devemos desenvolver as tecnologias para alavancar o uso do Nb e si

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MATHEUS IGLESIAS GAZZOLA

                    ± 61 dias

                    Da uma olhada no Twitter do Especialista https://twitter.com/leandrotessler?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Marco Aurelio Borges

                      ± 61 dias

                      Explicado, petista jogando contra, só podia, quando vi Unicamp, logo suspeitei.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Wilbur Archibald III

                    ± 61 dias

                    Poderíamos entoar em ritmo de jingle futebolístico: o nióbio do mundo é nosso, com Bolsonaro não tem possa, ê, ê, governão de ouro, se é bom pro Trump, é bom pro povo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • G

                      Gustavo Eugenio Pereira de Godoi

                      ± 61 dias

                      nióbio no mundo, o mineral também é encontrado em países como Egito, Congo, Groelândia, Rússia, Finlândia e Estados Unidos. Para melhor o aço a proporção de nióbio é muito baixa e ainda pode ser substituído por outro metal. Se aumentar a produção o valor vai cair, lei da oferta e procura.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Celito Medeiros

                        ± 61 dias

                        Não, o Nióbio foi apenas um Esnobe do que temos com exclusividade. Por certo quem conhece a respeito sabe de suas utilizações. Foi apenas um detalhe... Todos sabem da tecnologia que temos em acordos com a Alemanha, Itália e alguns outros países, incluindo a área de processamentos de modo completo. Temos nossos Grandes Parceiros Comerciais e ainda queremos mais!...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 61 dias

                          Carlos Orsi, sua matéria é um colírio para os ineptos (vc incluso). Desinformação, só li isso por aqui.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • M

                            Murilo Sene

                            ± 61 dias

                            Zyss, você poderia colocar os links com a informação correta então. Gostaria muito de ver as informações verdadeiras sobre o nióbio, com estudos de especialistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 61 dias

                            Helio: comprovado mesmo?então cole os links para análise.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Helio

                            ± 61 dias

                            Sou engenheiro mecânico e especialista na área de materiais. Tudo o que foi pontuado pelo Orsi é a mais pura verdade. Cientificamente comprovado.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Renata

                          ± 61 dias

                          Parece aquela máxima do "Petróleo é nosso".

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • A

                            Ae Carvalho

                            ± 61 dias

                            Zyss: boa resposta!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 61 dias

                            Renata: Então aprende com um geofísico sobre o assunto, ali no outro comentário que eu coloquei pra vc... Se não quer contraposição, PARE DE POSTAR, no mais continue esse choro ridículo. Quer falar com seus pares, crie um grupinho então, ou faça uma gazeta pra vc,.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renata

                            ± 61 dias

                            Cara, vai procurar seus coleguinhas de pensamento. Eu sou engenheira química, estudei todos os metais na faculdade. Sério, deixe as pessoas que pensam diferente de você em paz!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 61 dias

                            Um dia a raiva (ódio do bem) vai passar e vc vai raciocinar corretamente. enquanto isso, só faz número, massa de manobra.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Renata

                          ± 61 dias

                          O nióbio é usado em ligas metálicas e o Brasil já responde por 75% da demanda mundial. Além disso, poucas minas possuem viabilidade econômica. Sinceramente não consigo entender porque ele tem fixação nesse elemento químico, se houvesse interesse econômico ele seria explorado.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          5 Respostas
                          • H

                            Helio

                            ± 61 dias

                            Zyss: Amigo, mestrado em engenharia e ciência dos materiais e doutorado em Engenharia mecânica, nunca fui esquerdista nem bolsonarista. Só sei do que estou falando porque foi um dos materiais com o qual trabalhei. Apenas isso. Pesquisa e verdade científica, coisa que você não encontra no youtube... Melhor você ir lá exercitar seus músculos mesmo porque teu cérebro já atrofiou há muito tempo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 61 dias

                            Helio: confio muito mais em um geofísico com pós doutorado e que detalhou dados do que vc um torneiro mecânico desconhecido e esquerdista ainda, ajuda ainda mais no seu descrédito.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Helio

                            ± 61 dias

                            Zyss: Cara fala sério... é aqui que você aprendeu sobre o nióbio?? Melhor você ir lá tomar sua bomba...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 61 dias

                            aprenda um pouco sobre o nióbio https://www.youtube.com/watch?v=9_atCTTp26E

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renata

                            ± 61 dias

                            Chegou a responder por 94%, como diz a reportagem.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

                          ± 61 dias

                          A falta de pudor do cientista falar que não temos tecnologia para quase nada nos entristece, e nos passa que a ele não se incomoda. Mas o quadro é bem pior, pois não temos tecnologia de carros, com****dores, televisores, celulares....e vai por aí. Se as multinacionais saírem do Brasil, iremos andar de carroça. Muito triste este país da corrupção.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            João Paulo da Silva Pereira

                            ± 61 dias

                            pt...ba

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joabi Leoterio

                          ± 567 dias

                          Artigo totalmente direcionado e imprudente, em faze-lo baseado na opinião de um único comentarista (a impressão que se tem, é que o tal não é simpático ao Jair Bolsonaro) para escrever esse artigo criticando o foco no Niobio. Gostaria de ter lido neste mesmo artigo, as opiniões de outros entendidos no assunto. ou somente a opinião do Tessler conta?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • A

                            Ae Carvalho

                            ± 61 dias

                            Taí, virou eles contra nós, de novo. Mas esse Tessler não é o dono da verdade, gente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Pedro Silva

                            ± 61 dias

                            Deve ser dificil pra você ler o que um pesquisador de física diz ? Vai ler o astrologista Olavo de Carvalho.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eduardo Jenner Walcacer

                            ± 61 dias

                            O nióbio é substituível, PONTO. Não há como contradizer isso, pois é uma realidade da própria ciência e indústria. Consequentemente, aumente um pouco o preço do nióbio e o mesmo deixará de ser exportado. De resto é só ideologia e pseudagem.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Samuel Batista da Silva

                          ± 590 dias

                          Só acho um imprudente fazer um artigo desse baseado na opinião de um único pesquisado (a impressão que tive é que não é simpático ao Jair Bolsonaro) para escrever esse artigo criticando o foco no Niobio. Outros pesquisadores foram consultados? ou somente a opinião do Tessler conta?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            Joabi Leoterio

                            ± 567 dias

                            Pura verdade...!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo

                          ± 613 dias

                          Traduzindo que diz o cientista aí em cima: se o Brasil, devido ao monopólio viesse a aumentar muito o preço do niobio, nó acabaríamos pagando no fim da linha por todo o aumento quando importássemos produtos com a tecnologia desenvolvida com o niobio. É assim, você cobra 100 pelo niobio natural e paga 1000 para recebê-lo de volta transformado. Cobre 1000 e receba de volta pagando 10000. Trouxa é trouxa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            Joabi Leoterio

                            ± 567 dias

                            Interpretação equivocada, nada a ver...!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo

                          ± 613 dias

                          É muito engraçado o Bolsonaro aparecer com essa conversa agora. Populismo a lá esquerda. Na era Lula eu ouvia a mesma conversa desequilibrada dos esquerdistas. Aqui só faltou dizer a frase célere das esquerdas: "os americanos estão querendo levar o nosso nióbio". Realmente, um povo incompetente que só pensa em enriquecer as custas da exploração dos seus recursos naturais só consegue enxergar o mundo dessa maneira. "os outros (geralmente os que tem competencia) querem o que é meu". Isso quando não constroem castelos de areia sobre as oportunidades de achar um pote de ouro em seu quintal.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            Onivaldo Favoretto

                            ± 651 dias

                            O Brasil não domina as tecnologias necessárias para aproveitar suas aplicações de ponta, como a fabricação de ímãs, supercondutores e sensores espaciais, porem, poderíamos convidar as empresas dominadoras destas tecnologias para instalar aqui uma planta de transformação aqui! porque não uma empresa de capital misto?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • H

                              Henrique Sá Brito

                              ± 432 dias

                              O sujeito é professor da Unicamp? Pensei que esse lugar era voltado para o desenvolvimento de tecnologia, mas o cara só faz negar. Será que é comunista?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José R. A. Lobo

                              ± 613 dias

                              Capital privado. Não precisa envolver o estado

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOÃO MOACIR MOREIRA

                            ± 790 dias

                            Mais uma " Bolsonarisse"...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • J

                              João Paulo da Silva Pereira

                              ± 61 dias

                              pt.ba

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Bobpeh

                            ± 790 dias

                            Vanádio, tântalo, tungstênio e molibdênio, são usados desde que me conheço por gente, então se o Nióbio é tão "desimportante" por que é tão "cobiçado"??!!. Um contra senso, não? Acho que tem muiuto coelho falando inglês e asiático" nesse mato. Sempre a fábula da "Raposa e as Uvas", para que a opinião pública não se importe.... Imprensa manobrando, como sempre.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              Eduardo Jenner Walcacer

                              ± 61 dias

                              Ele não é "tão cobiçado", só que hoje, no preço atual no nióbio, é mais vantajoso usa-lo. Se você aumenta o preço dele, as alternativas tornam-se mais viáveis.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • W

                            WERLY DA GAMA DOS SANTOS

                            ± 790 dias

                            A argumentação usada para desqualificar o uso do metal é, no mínimo, capenga: 1) (...) “O Brasil não tem todo esse cacife para fazer a mesma coisa com o nióbio”(...); 2) (...) e o Brasil não domina as tecnologias necessárias para aproveitar suas aplicações de ponta, como a fabricação de ímãs supercondutores ou sensores espaciais. Enfim, o problema não é o metal, é o próprio Brasil. O fato de o Dep. Bolsonaro afirmar as vantagens do metal é tido como "delírio nacionalista".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Nancy Limoeiro

                              ± 790 dias

                              Nancy Limoeiro 1 segundo Os gringos sempre se dando bem com nossos minérios, pedras preciosas e nossas florestas. Somos explorados por esses governos corruptos! Bolsonaro está certo!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlo Manfredini

                                ± 790 dias

                                De especialistas e céticos o mundo está cheio, até que aparece alguém para romper paradigmas e no caso de Bolsonaro conseguir aglutinar interesses mercadológicos e estratégicos para desenvolver tecnologias baseadas neste mineral, que segundo consta, vários países que são potências econômicas já realizam reserva estratégica do mineral para uso em altíssima tecnologia. Já que ele é facilmente substituído por minérios menos nobres como vanádio, tântalo, tungstênio e molibdênio. qual o motivo dessa preocupação em ter "reservas"?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz Fernando K.

                                  ± 791 dias

                                  Quem assinou esta materia não entende nada da comercialização deste produto, eu comercializo e sei que não é "delirio nacionalista"coisa nenhuma.É má gestão comercial e acreditem, ineficiencia governamental. Para ser claro, estes politicos só falam, não fazem nada, até porque não sabem como fazer.Posso garantir que temos como captar e desenvolver tecnologia para processar estes materiais aqui.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 61 dias

                                    *ouro

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 61 dias

                                    é o novo outro tecnológico, mas a porcaria do jornalista conseguiu denegrir a primeira vista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Márcio dos Santos

                                  ± 791 dias

                                  Bom... De tem Bolsonaro na história não é assunto sério....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • J

                                    JOSÉ CARLOS DE CARVALHO SANTOS

                                    ± 790 dias

                                    Mais um encantado pelo pai dos burros.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emerson Morfeu

                                  ± 791 dias

                                  Podemos sim agregar valor.Em outros tempos falavam a mesma coisa da industria aeronáutica brasileira,e hoje a embraer está entre as melhores do mundo,é sim possível agregar valor com parcerias e compartilhamento de tecnologias.Grande exemplo é ITA,os gringos ficam de olhos nos engenheiros formados lá.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • E

                                    Eduardo Jenner Walcacer

                                    ± 61 dias

                                    Agregar valor em uma commodity? Você concluiu o ensino médio?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Andrea Protzek

                                  ± 791 dias

                                  DESGOVERNOS SOCIALISTAS RESULTANTES DAS DIRETAS JÁ - Nunca investiram em TECNOLOGIA - SOCIALISMO VIVE DE CORRUPÇÃO! MERO DISCURSO NACIONALISTA? OU, INFINITO ROUBO SOCIALISTA? Que tal o autor do artigo CITAR ALGUM desGOVERNO DESDE "AS DIRETAS JÁ" que tenha investido na TECNOLOGIA PARA APROVEITAR O NIÓBIO? O AUTOR NUNCA VAI CITAR - Pois nunca se preocuparam além da CORRUPÇÃO.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  4 Respostas
                                  • N

                                    Nancy Limoeiro

                                    ± 790 dias

                                    Exato

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jose carlos

                                    ± 791 dias

                                    Mecparece que o Sr. Tessler nai sabe nada!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jose carlos

                                    ± 791 dias

                                    Mecparece que o Sr. Tessler nai sabe nada!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jose carlos

                                    ± 791 dias

                                    Mecparece que o Sr. Tessler nai sabe nada!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  flavia candida

                                  ± 791 dias

                                  E pq não qualificam pessoas para trabalharem com esse material?? Não é só o Eneas que falava sobre esse metal, nem o Bolsonaro. Todas as nossas riquezas, as que não interessam ao país, são exploradas por outros países. A maioria do que a nossa terra produz, vai para fora, e políticos inescrupulosos, ganham rios de dinheiro com essas vedas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo

                                    ± 791 dias

                                    A não ser que se descubram novas e importantes utilidades para o Niobio, de modo a ser necessário o seu uso em larga escala, a reportagem está certa. Desde os tempos do governo Lula já tinha quem ficasse falando abobrinhas a respeito das reservas de Niobio. Sensacionalismo barato que também foi feito com as reservas do pré-sal. Tem gente enxergando pote de ouro no final do arco iris. É melhor acordar.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Emerson

                                      ± 791 dias

                                      Simples e fácil: para melhorarmos a economia nacional deveríamos primeiramente acabar com estes afortunados salários de políticos e pessoal do martelinho de ouro, tirando estas vergonhosas vantagens para filhas, esposas e viúvas, entre outros auxílio$ mais. Depois refazer a tabela do imposto de renda para que não tivéssemos tantas discrepâncias na mesma.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcelo da Luz

                                        ± 791 dias

                                        Milagre o lularápio não ter doado as reservas para a JB(ND)S...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Alex Orelha

                                          ± 791 dias

                                          Apenas mais um artigo para reforçar o complexo de vira lata do brasileiro... Típico da Gazeta!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mor Zurun

                                            ± 791 dias

                                            Muitos geólogos foram doutrinados na academia - na primeira metade do século XX - de que o Brasil não tinha potencial petrolífero. Com o nióbio é a mesma coisa. Com as críticas sr. Tessler apresentou a solução, investimento e desenvolver tecnologia para aplicação. Que o mundo compre o produto e a solução tecnológica do Brasil. Como deveriam fazer com as outras commodities, ao invés de vender o bruto barato, o refinado com valor agregado. Olha o impacto na economia brasileira. E nossa estrutura tributária e desenvolvimentista está preparada para isso?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Paulo Cesar

                                              ± 791 dias

                                              Temos que oportunizar a economia secundária também, fazendo investimentos. Não sei se estou bem alinhado ao pensamento do Sr. De****do mas acredito na ideia dele, trabalhar esses minérios e forçar um investimento pesado nessas áreas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                ADILSON

                                                ± 791 dias

                                                Não, não é delírio nacionalista. É moeda de troca. O Bolsonaro está certo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                5 Respostas
                                                • E

                                                  Emerson Morfeu

                                                  ± 791 dias

                                                  Podemos sim agregar valor.Em outros tempos falavam a mesma coisa da industria aeronáutica brasileira,e hoje a embraer está entre as melhores do mundo,é sim possível agregar valor com parcerias e compartilhamento de tecnologias.Grande exemplo é ITA.Os gringos ficam de olhos nos engenheiros formados lá.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Emerson Morfeu

                                                  ± 791 dias

                                                  Podemos sim agregar valor.Em outros tempos falavam a mesma coisa da industria aeronáutica brasileira,e hoje a embraer está entre as melhores do mundo,é sim possível agregar valor com parcerias e compartilhamento de tecnologias.Grande exemplo é ITA.Os gringos ficam de olhos nos engenheiros formados lá.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Emerson Morfeu

                                                  ± 791 dias

                                                  Podemos sim agregar valor.Em outros tempos falavam a mesma coisa da industria aeronáutica brasileira,e hoje a embraer está entre as melhores do mundo,é sim possível agregar valor com parcerias e compartilhamento de tecnologias.Grande exemplo é ITA,os gringos ficam de olhos nos engenheiros formados lá.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Emerson Morfeu

                                                  ± 791 dias

                                                  Podemos sim agregar valor.Em outros tempos falavam a mesma coisa da industria aeronáutica brasileira,e hoje a embraer está entre as melhores do mundo,é sim possível agregar valor com parcerias e compartilhamento de tecnologias.Grande exemplo é ITA,os gringos ficam de olhos nos engenheiros formados lá.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  Paulo Cesar

                                                  ± 791 dias

                                                  Concordo contigo, seria um pensamento futuristico, se o problema é tecnologia, então vamos investir.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Deimison Souza

                                                ± 791 dias

                                                Bolsonaro 2018!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                3 Respostas
                                                • N

                                                  Nancy Limoeiro

                                                  ± 790 dias

                                                  Bolsonaro 2018!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Nancy Limoeiro

                                                  ± 790 dias

                                                  Os gringos sempre se dando bem com nossos minérios, pedras preciosas e nossas florestas. Somos explorados por esses governos corruptos! Bolsonaro está certo!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Márcio dos Santos

                                                  ± 791 dias

                                                  Kkkkkkkkkkkk

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.