• Carregando...
 |
| Foto:

Aparentemente, houve várias situações para alguém se sentir ofendido em 2018 – incluindo coisas que você consideraria bem inofensivas. Aqui, numa ordem aleatória, estão os momentos politicamente corretos mais absurdos de 2018. 

1. Unhas compridas e decoradas foram consideradas “apropriação cultural” 

A revista Vogue foi acusada de apropriação cultural num artigo online sobre “Unhas Esculpidas”. Basicamente, a acusação era de que unhas compridas e decoradas faziam parte da “cultura negra” – o fato, contudo, é que este tipo de unha já era popular há muito tempo, até mesmo na China antiga. 

2. Movimento das pussyhats foi declarado racista e transfóbico 

As pussyhats – toucas de crochê cor-de-rosa – foram amplamente usados para manifestar solidariedade às mulheres em 2017. Em 2018, contudo, algumas feministas reclamaram que os adereços eram racistas (porque nem todas as mulheres têm vaginas cor-de-rosa) e transfóbicos (porque nem todas as mulheres têm vaginas). 

3. Um professor disse que as cadeirinhas nas pré-escolas são sexistas, “problemáticas” e “enfraquecedoras” 

Um artigo acadêmico escrito por um professor australiano afirma que as cadeirinhas usadas nas pré-escolas são “problemáticas” para os professores porque “tira o poder deles”. Acredito ser emocionalmente bem forte, porque posso dizer com toda a honestidade que nunca houve uma cadeira de qualquer tipo capaz de fazer com que eu me sentisse psicologicamente abalada. 

4. A Universidade de Connecticut ofereceu terapia a alunos incomodados “só de pensar” num discurso de Ben Shapiro 

Isso mesmo – não foi por causa de um discurso em si, e sim “só de pensar” num discurso. 

5. A expressão “quanto tempo sem te ver” foi supostamente considerada “maledicente” a asiáticos 

Disseram a um aluno da Universidade do Colorado foi informado que a expressão “quanto tempo sem te ver” era aparentemente “maledicente” a asiáticos – apesar de não sabermos a origem da expressão. 

6. A palavra “problemática” foi considerada “problemática” 

De acordo com um artigo escrito por um aluno de Dartmouth, a palavra “problemática” é realmente “problemática” – por não ser específica o bastante. 

7. A expressão “como você sabe” foi considerada uma microagressão 

Acadêmicos da Bath University, do Reino Unidos, foram aconselhados a não usarem a expressão “como você sabe” durante as aulas porque ela pode fazer com que alguns alunos se sintam mal a ponto de terem um desempenho pífio nas matérias. Estranhamente, sempre pensei que a expressão era uma forma de evitar soar ofensivo, como quando se está discutindo um tema com o qual as pessoas já estão acostumadas, evitando que se insulte a inteligência delas. 

8. Sobrancelhas finas foram consideradas “apropriação cultural” 

De acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Marie Claire, pinçar suas sobrancelhas para deixá-las bem fininhas é “apropriação cultural”, a não ser que você seja latina. O interessante é que a autora do artigo mais tarde contradisse sua própria tese, escrevendo que ela sabe que “sobrancelhas finas não foram criadas nem são propriedade exclusiva da comunidade latinx”. 

9. Um anúncio de biquíni foi considerado “sexista” por retratar uma mulher de biquíni 

Um anúncio de biquíni em Bristol, Inglaterra, foi considerado “sexista” por retratar uma mulher de biquíni – e eu que achava que era normal anúncios publicitários exibirem os produtos anunciados. 

10. A expressão “Deus te abençoe” foi citada como uma microagressão antimuçulmana 

De acordo com um guia escrito por um grupo de bibliotecários da Simmons College, em Boston, dizer “Deus te abençoe” depois que alguém espirrar é uma microagressão contra muçulmanos – e eu que achava que era apenas uma questão de educação. 

Tradução: Paulo Polzonoff Jr

©2018 Veículo. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]