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O valor de um diploma universitário para todos é um mito, e um mito prejudicial, acima de tudo
O valor de um diploma universitário para todos é um mito, e um mito prejudicial, acima de tudo| Foto: Pixabay

Por mais de uma década, a sociedade americana acreditou que um diploma universitário era o bilhete garantido para o sucesso e a mobilidade ascendente. Ao longo dos anos 2010, a mentalidade do diploma universitário para todos evoluiu de um mantra repetido nos círculos democratas para a atitude nacional dos pais e alunos do ensino fundamental e médio de nossa nação.

Essa mentalidade foi adotada primeiro por políticos democratas e impulsionada pela mídia. Em 2009, o então presidente Barack Obama lançou a iniciativa em seu discurso de posse, declarando que "até 2020, a América terá novamente a maior proporção de graduados universitários do mundo".

Não apenas o presidente Obama estava errado em sua previsão, mas ele também estava fundamentalmente errado em sua premissa. O diploma universitário para todos é um mito e um mito prejudicial.

O mito é construído em três partes. Uma parte é acadêmica. Outra é moral. E a última é econômica.

O aspecto acadêmico

Em primeiro lugar, uma grande parte do mito afirma que as universidades são as únicas instituições produtoras de talentos. Isso objetivamente não é verdade.

Uma estatística impressionante revela que quase dois terços dos americanos com 25 anos ou mais não possuem diploma de bacharel. Essa lista inclui Bill Gates, Larry Ellison e o falecido Steve Jobs. No entanto, perpetuamos uma narrativa que desvaloriza programas baseados em habilidades e eleva programas de bacharelado.

Isso nem sempre foi assim. Há mais de 100 anos, um dos homens mais ricos dos EUA, Andrew Carnegie, disse: "Uma educação universitária desqualifica em vez de qualificar os homens para os assuntos".

O tempo deu a volta completa, pois agora, um dos homens mais ricos dos EUA modernos, Elon Musk, ecoa as palavras de Carnegie como crítico da universidade, chamando-a de prova de que "você pode fazer suas tarefas" e "não [um lugar] para aprender".

Os EUA têm respondido a essa crítica, e o consenso anterior está se desfazendo em todo o país. Os criadores de empregos estão mudando suas práticas de contratação em direção a qualificações baseadas em habilidades, reconhecendo que um conjunto de talentos mais amplo é essencial para preencher carreiras bem remuneradas e em alta demanda.

Musk abandonou os requisitos de bacharelado para suas empresas. Governadores em dez estados também fizeram o mesmo para empregos no governo estadual. Como dominós, mais estados estão questionando a ideia de que a universidade é o único local de aprendizado neste país.

O mito acadêmico foi desmascarado.

O aspecto moral

Além disso, o mito do diploma universitário para todos tem um caráter moral. Ele é sustentado por um equívoco sobre o "bem" da educação na sociedade civil. A educação, devidamente compreendida, deve preparar os cidadãos para participar do ato de autogoverno — para serem membros produtivos de suas comunidades e da sociedade.

O diploma universitário para todos inverte o "bem" da educação. Quando insistimos que todos devem ir para a universidade, a promessa se torna um requisito a ser cumprido, não uma experiência formativa para os cidadãos de uma república. Quando a própria universidade se torna o indicador de sucesso — e não o sucesso real — o valor inerente da educação pós-secundária é perdido em uma febre de excesso de credenciais, e a missão da universidade é subvertida. Você pode se formar com um diploma, mas quais valores você deixou de lado ao perseguir um pedaço de papel?

Inúmeras outras instituições podem servir ao "bem" da educação que não são universidades. É possível aprender a ser um membro contribuinte da sociedade em escolas focadas em habilidades. É possível aprender a ser um membro contribuinte da sociedade por meio de programas de aprendizagem. É possível aprender a ser um membro contribuinte da sociedade por meio de educação no trabalho.

À medida que se percebe que não há apenas uma maneira de obter educação, começamos a enxergar a universidade não como um fim em si mesma, mas como um meio para um objetivo maior. Isso é fundamental para revitalizar a educação.

O aspecto econômico

O último mito é talvez o maior de todos. O mito econômico afirma que a universidade é um investimento prudente para todos. Isso está longe de ser verdade.

A universidade está falhando cada vez mais em atender às demandas da força de trabalho moderna. Mais de 10 milhões de empregos permanecem vagos nos Estados Unidos. Avanços em tecnologia, indústrias e mercado global estão tendo um impacto profundo em nossa economia, e esses impactos exigem uma força de trabalho flexível capaz de adquirir e aprimorar habilidades para empregos em alta demanda.

Enquanto os programas de aprendizagem, escolas focadas em habilidades e educação no trabalho são flexíveis, as universidades não são. Com muita frequência, as universidades não estão alinhadas com as necessidades dos empregadores em seus mercados de trabalho.

Empoderar os empregadores a assumir a liderança é um aspecto crucial para enfrentar os desafios do desenvolvimento da força de trabalho que enfrentamos. Existe uma clara desconexão entre as habilidades que os criadores de empregos estão procurando e como os estudantes estão sendo preparados para a força de trabalho dentro da sala de aula.

Os empregadores devem desempenhar um papel mais substancial na colaboração com instituições de ensino pós-secundário para projetar programas alinhados com as necessidades da indústria. Essa parceria garantirá que os estudantes se formem com as habilidades necessárias para prosperar na força de trabalho e atender às demandas do mercado de trabalho em constante evolução.

Enquanto essas demandas não forem atendidas pela promessa universitária moderna, ela permanecerá um investimento imprudente para muitos.

Dissipar os três mitos do diploma universitário para todos não significa que todo o sistema pós-secundário deva desmoronar como um castelo de cartas. Pelo contrário, a universidade desempenha um papel importante na sociedade e é uma boa opção para alguns.

Mas não para todos.

Ao dissipar o mito do diploma universitário para todos, podemos começar a investir em programas de desenvolvimento da força de trabalho para a economia moderna.

Virginia Foxx representa o quinto distrito congressional da Carolina do Norte desde 2005. Ela preside o Comitê de Educação e Trabalho.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês: The Dangers of the College Degree-for-All Mentality
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