• Carregando...

A diplomacia não conseguiu conter os ímpetos de Vladimir Putin e a Rússia iniciou na madrugada desta quinta-feira (24) a invasão à Ucrânia. O mundo, por enquanto, observa os próximos movimentos dos dois países, temeroso de que a violência contamine toda a Europa e potencias militares como a China.

Não é de hoje que ucranianos e russos vivem em pé de guerra. Desde o colapso da União Soviética, a relação entre os dois países não é nada boa, oscilando entre a distância respeitosa e, como agora, a agressão velada. No finalzinho de 2013, por exemplo, o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, simpático à política do Kremlin, teve de enfrentar a ira do próprio povo ao sugerir uma aproximação com a Rússia.

A revolta anticomunista daquele inverno é o tema do documentário “Ucranização: 93 Dias Contra o Comunismo”, feito por um jovem que se identifica apenas como Black Dog. Versão brasileira do premiado documentário “Winter on Fire”, de 2015, “Ucranização” tenta mostrar que o poder de mudança está sempre nas mãos do povo – por mais poderoso e invencível que pareça o Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]