• Carregando...
Manifestantes se ajoelham em protesto em Los Angeles, em 23 de setembro de 2020. Imagem ilustrativa.
Manifestantes se ajoelham em protesto em Los Angeles, em 23 de setembro de 2020. Imagem ilustrativa.| Foto: Apu GOMES / AFP

Sem bom senso no governo, a civilização não pode continuar.

Depois dos protestos e atos de vandalismo no verão em muitas das grandes cidades americanas, ativistas exigiram desfinanciar ou, pelo menos, diminuir bastante o orçamento da polícia. Os chamados especialistas em criminologia frequentemente concordam com isso.

Então, alguns governadores de algumas cidades ignoraram os alertas públicos e diminuíram sua presença policial, apesar do forte aumento do crime em muitas cidades. Pilhagens e incêndios criminosos foram frequentemente ignorados.

Se você ligar para a emergência em uma grande cidade americana, não há garantia que alguém irá responder prontamente e enviar um policial para ajudar.

Então, a venda de armas subiu muito. Algumas pessoas que nunca antes possuíram armas, ou mesmo se opunham ao uso de armas de fogo, estão agora com medo de ficar desarmadas.

A autoproteção frequentemente supera a ideologia abstrata.

De acordo com uma pesquisa recente da Gallup, a maioria dos negros americanos é a favor de manter ou aumentar a presença policial. Contudo, as autoridades municipais que apoiam a redução na aplicação da lei esperam, não obstante, que suas próprias casas e propriedades sejam constantemente policiadas. O mesmo costuma acontecer com as elites ativistas que vivem longe do centro da cidade.

Grandes áreas do oeste americano estão agora carbonizadas por incêndios florestais descontrolados. Alguns governadores e muitos burocratas federais atribuem as conflagrações às mudanças climáticas.

Mas aqueles que realmente vivem dentro de florestas ou em montanhas e sopés que são historicamente vulneráveis a incêndios florestais, sabem que as épicas secas de 2013-2015 mataram ou secaram milhões de hectares de árvores e de vegetação.

No entanto, a maioria dessas árvores em decomposição nunca foi removida pelas autoridades. Eles agora fornecem o combustível para o atual incêndio florestal de proporções apocalípticas.

Alguns administradores florestais veteranos têm sido vozes solitárias nos últimos anos. Eles alertaram que ignorar árvores mortas, limitar tipos de pastagem de animais domésticos que reduzem os arbustos mortos e a folhagem seca, proibir empresas madeireiras de ceifar madeira em decomposição e impedir queimadas controladas periódicas eram uma receita para os desastres que agora nublam os céus com incêndios, fumaça e poluição do ar.

No presente, a vegetação seca tem servido como verdadeiro napalm, fazendo com que os incêndios florestais tradicionais de outono explodam em conflagrações bíblicas que consomem casas, propriedades e pessoas.

A confiança do público na ciência depende de sua consistência, de sua transparência e de sua separação da política e da ideologia. Não pode haver tendência de esquerda ou de direita, liberal ou conservadora, azul ou vermelha, se o conhecimento científico é para ser levada a sério.

Infelizmente, durante a pandemia da Covid-19, ocorreu, às vezes, exatamente o oposto.

A Organização Mundial de Saúde inicialmente jurou que o vírus não era transmissível por humanos, não achava justificável a proibição de viagens ou o uso de máscaras e que ele não era uma ameaça global significativa.

Os patronos chineses da organização deram à OMS uma linha partidária não científica. E então seu diretor anunciou a propaganda com uma autoridade científica superficial.

Os especialistas americanos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e outras agências federais de saúde foram inconsistentes quanto às proibições de viagens, testes, máscaras, quarentenas e terapias médicas, e intolerantes a pesquisas médicas dissidentes.

As autoridades raramente conseguiram explicar ao público de maneira consistente como o vírus se espalhou; por que as crianças – que eram raramente acometidas – eram impedidas de frequentar a escola; e se as quarentenas tinham como objetivo aplainar a curva de infecção, eliminá-la por completo ou apenas aguardar a saída do vírus.

Os idosos foram corretamente considerados os mais vulneráveis. Mas então, inexplicavelmente, eles eram frequentemente expostos a pacientes infectados recém-chegados em suas instalações de cuidados de longo prazo.

Quando milhões de pessoas saíram às ruas para protestar contra a morte de George Floyd pelas mãos da polícia de Minneapolis, muitos profissionais de saúde ignoraram as aglomerações em massa, supostamente perigosas, que eles haviam insistido anteriormente como sendo as grandes ameaças à saúde pública.

Mais de 1.000 profissionais de saúde, simpáticos aos protestos, chegaram a assinar uma carta aberta declarando que o ativismo social era, no momento, mais importante do que o distanciamento social.

Quando partidários do presidente Donald Trump compareceram a comícios ao ar livre, muitos especialistas médicos subitamente consideraram essas assembleias perigosas para a saúde pública.

Na realidade, ou ambas ou nenhuma das manifestações públicas são perigosas.

Durante seis meses, os especialistas deram ao público americano diretrizes contraditórias e transformadas em armas de ano eleitoral, sobre máscaras, distanciamento social, quarentenas, fechamento de escolas e políticas de local de trabalho.

Todas essas questões de saúde pública revelam os desastres que se seguem quando o bom senso é ignorado e a ideologia reina.

A maioria dos americanos sabe que apenas a polícia pode proteger os vulneráveis ​​em tempos de caos social.

A maioria das pessoas sente instintivamente que, quando vastas faixas de árvores mortas não são removidas das florestas densas, elas acabarão servindo como lenha para tempestades de fogo violentas.

E quando a experiência científica oferece conselhos de saúde pública em mudança constante, inconsistentes e às vezes absurdos, as pessoas recorrem a seus próprios instintos e ao bom senso inato para proteger a si mesmas e a seus meios de subsistência.

São os especialistas, não os cidadãos de bom senso, que têm falhado com a América.

Victor Davis Hanson é um classicista e historiador da Hoover Institution da Universidade de Stanford e autor de "As segundas guerras mundiais: como o primeiro conflito global foi travado e vencido".

© 2020 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]