• Carregando...
Perfil da página Choquei no Instagram: mais de 20 milhões de seguidores
Perfil da página Choquei no Instagram: mais de 20 milhões de seguidores| Foto: Reprodução

Nos últimos dias, a morte trágica de uma jovem de 22 anos desencadeou um debate sobre a falta de responsabilidade dos perfis de fofoca na internet — muitos deles, representado por uma agência poderosa.

O assunto está em evidência desde 22 de dezembro, quando Jéssica Canedo tirou a própria vida depois de uma publicação mostrar uma suposta conversa íntima entre ela e o humorista Whindersson Nunes.

Desde então, a página de fofocas Choquei e outras publicações semelhantes têm sido acusadas de contribuir para a tragédia.

Nós preparamos um pequeno guia sobre o caso e suas repercussões.

O que é a Choquei?

A Choquei é uma publicação de fofocas criada em 2014. O veículo não tem um site próprio: todo o conteúdo é divulgado no Instagram, no X (antigo Twitter) e no TikTok. A Choquei não costuma apurar; apenas publica informações de terceiros. Em entrevista ao podcast Flow em 2022, o criador da página afirmou que a equipe da Choquei tem dez pessoas. A página se beneficia da agilidade e da superficialidade para atrair audiência nas redes sociais.

Em 3 de janeiro, a Choquei tinha 20,5 milhões de seguidores no Instagram, 6,7 milhões no Twitter e 2,5 milhões no TikTok.

Quem criou a página Choquei?

A página foi criada por Raphael Sousa, de Goiânia. Ele é formado em publicidade e começou a publicar informações sobre os famosos em um perfil no Instagram dez anos atrás.

O que aconteceu no caso de Jéssica Canedo?  

Em 18 dezembro, a página Garotx do Blog, que foi criada em 2019 e hoje tem 1,2 milhão de seguidores no Instagram, publicou imagens que mostrariam um flerte entre o humorista Whindersson Nunes e Jéssica Canedo.

A garota, que não faz parte do mundo das celebridades, morava no interior de Minas Gerais. A Choquei e outras páginas de fofoca republicaram a informação divulgada pelo perfil Garotx do Blog.

Whindersson veio imediatamente a público negar a informação. A mãe da garota, Inês Oliveira, também publicou um vídeo apelando para que o material fosse removido. "Eu estou aqui, como uma mãe, pedindo pelo amor de Deus, gente, parem de postar isso", disse ela. Ela afirmou que a filha havia tentado se matar quatro vezes em 2023. Mas a notícia falsa continuou no ar.

Quem era Jéssica Canedo?

Jéssica Vitória Canedo tinha 22 anos e morava em Coromandel, uma cidade de 28 mil habitantes. Ela sofria de depressão. Logo que as publicações envolvendo o nome dela e o de Whindersson Nunes vieram a público, ela pediu que as pessoas parassem de compartilhar as postagens e disse que nem mesmo conhecia Whindersson. "Essas conversas podem até ser verdadeiras, mas quem estava conversando com ele não era eu", ela escreveu.

Raphael Sousa, o criador da Choquei, ironizou o tamanho do texto postado por Jéssica: "Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!".

Quem é o dono da página Garotx do Blog?

A página que publicou o diálogo falso entre Whindersson e Jéssica é mantida por Gabriel Alves Maximino, que tem 25 anos e mora em Rondonópolis (MT).

A publicação já tem um histórico problemático. O perfil nasceu em 2019 com a identificação "joseloretosafado", que dizia ter informações de bastidores da TV Globo e publicou uma série de acusações, nunca comprovadas, contra o ator José Loreto.

Ainda em 2019, o perfil mudou de nome e passou a se chamar Garotx do Blog. As publicações têm um perfil semelhante ao da Choquei. Gabriel ainda não se pronunciou sobre o caso.

Como a Choquei reagiu ao caso?

Em seu primeiro pronunciamento sobre o caso, a Choquei emitiu um comunicado assinado pela advogada Adélia Soaes. "O perfil Choquei, por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas", dizia o texto. A primeira nota foi apagada e substituída por outra, em que a Choquei admitiu que a notícia era falsa e que Raphael Sousa foi ouvido pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Qual é a relação do caso com a agência Mynd8?

A Mynd8, que se apresenta como a principal agência de influenciadores do Brasil, mantinha um contrato com a Choquei até dezembro de 2021. Já a página Garotx do Blog e outros perfis de fofoca, como o Alfinetei, continuaram a integrar a rede da Mynd8 até o episódio envolvendo Jéssica e Whindersson. A agência se encarrega de negociar patrocínios para as páginas, além de desenhar uma estratégia de atuação conjunta para favorecer os artistas representados pela empresa, como Luíza Sonza, Pabllo Vittar e Lexa.

Quem são os donos da Mynd8?

Os sócios da agência são a cantora Preta Gil e os empresários Carlos Scappini e Fátima Pissarra. Fátima, em especial, costuma representar a empresa em eventos e entrevistas.

Quem é Fátima Pissarra?

Rosto mais conhecido da Mynd8, Fátima Pissarra se formou em jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e em Psicologia na Universidade Ibirapuera. Ela já trabalhou na Nokia e foi diretora de operações da Vevo, serviço de hospedagem de vídeos. Nesta função, Fátima passou a ter contato direto com artistas. A aproximação com Pabllo Vittar, em especial, ajudou a abrir portas no meio e formar um casting influente. A Music2 (embrião da Mynd8) foi fundada em 2012, por Fátima Pissarra e pelo publicitário Ricardo Marques.

Como a Mynd8 reagiu à morte de Jéssica?

A empresa divulgou uma nota em que afirma não ter controle sobre o conteúdo publicado pelas páginas que agencia. Em 3 de janeiro, a página da Mynd8 saiu do ar. Fátima Pissarra ainda não deu declarações públicas sobre o caso.

Qual é a relação da Choquei com o PT?

O perfil da Choquei é um dos 497 seguidos pelo presidente Lula no Instagram.

Uma reportagem da Revista Piauí também mostrou que Raphael Sousa costuma trocar mensagens com a primeira-dama Janja Lula da Silva. Janja chegou a mandar fotos dos bastidores de um debate presidencial para serem publicadas pela Choquei. A primeira-dama costumava interagir com a página nas redes sociais.

Em 2022, Janja interagiu com publicação da Choquei
Em 2022, Janja interagiu com publicação da Choquei

Além disso, um dos administradores da Choquei foi convidado para um café da manhã do presidente Lula com influenciadores digitais em fevereiro desde ano. Júnior Silva publicou imagens em que aparece com Lula e Janja no Palácio da Alvorada.

Júnior Silva, da Choquei, com Janja no Palácio do Planalto. Foto: Reprodução
Júnior Silva, da Choquei, com Janja no Palácio do Planalto. Foto: Reprodução
 Lula se encontrou com representante da Choquei em fevereiro de 2023. Foto: Reprodução
Lula se encontrou com representante da Choquei em fevereiro de 2023. Foto: Reprodução

O que pode acontecer com os responsáveis pela notícia falsa?

O caso está sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais. As páginas que publicaram a notícia falsa podem responder pelo crime de difamação. Em tese, também é possível que os policiais encontrem indícios de incitação ao suicídio. Mas, neste caso, precisaria haver evidências de que Jéssica foi diretamente incentivada a tirar a própria vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]