
Além das questões mais práticas, como localização, há outros elementos nos projetos comerciais e corporativos que são determinantes para o sucesso do empreendimento. São as condições do lugar que vão determinar a quantidade tempo e a qualidade do tempo que os clientes ficarão no estabelecimento.
Uma grande loja de departamentos exige um espaço amplo para expor produtos e precisa antever a circulação dos clientes. Um escritório, onde funcionários ficarão muitas horas por dia trabalhando, pede cores mais agradáveis, móveis confortáveis e paisagismo. Já se o negócio depende do destaque de uma marca, como no caso de uma franquia, a programação visual do local tem de ser feita de maneira especial. "É uma série de detalhes arquitetônicos que podem fazer a diferença. O projeto do imóvel comercial tem de ter escala direcionada para o produto que se quer vender. O mesmo espaço que foi projetado para a venda de carros não vai funcionar para vender roupas", compara o arquiteto Keiro Yamawaki, sócio da Proa Arquitetura.
Ele comenta a necessidade de se atentar aos detalhes do projeto em uma loja de rua. Nesse tipo de comércio, é preciso pensar no fluxo de carros e pedestres na rua. "Se a inclinação da vitrine está incorreta, ela deixa de ser um mostruário e passa a ser um espelho. O trabalho com materiais diferentes na fachada, como pedras, porcelanato e placas de madeira, também é estratégia para atrair clientes", exemplifica.
Em shoppings e centros comerciais mais amplos, como supermercados, a intenção é fazer com que o consumidor não se sinta nem desprotegido ou enclausurado. "Em um grande shopping, por exemplo, você tem de organizar os espaços de maneira equilibrada, para que quem vá até lá não se sinta deslocado ou fora da escala que está acostumado. Adensamento de produtos ou muita amplitude costuma causar desconforto", analisa o arquiteto. Nesses lugares, o uso de iluminação natural, paisagismo e cobertura de vidro no teto, por exemplo, transmitem sensações agradáveis.
Flexível
Para o imóvel comercial, é ideal que o espaço seja planejado pensando no produto que será vendido ali. No entanto, muitas salas comerciais são feitas para venda e aluguel posteriores, o que impossibilita uma personalização mais efetiva. "Nesses casos, vemos que o layout dos projetos tem de ser bem flexível. Hoje a empresa está organizada no espaço de uma maneira, mas depois pode mudar ou aquele lugar pode abrigar outro tipo de companhia. Então, uma das preocupações na hora de planejar o comercial é tomar cuidados técnicos, como a instalação de pisos flutuantes", elucida a arquiteta Fernanda Borio, do escritório Borio Stockler Arquitetura.
Corporativos
Nos imóveis onde são instaladas empresas e escritórios, a preocupação maior do projeto, além de flexibilidade, é garantir a ergonomia e proporcionar um ambiente agradável. "Nesses casos, é preciso escolher móveis confortáveis, como cadeiras com apoio para os braços, mesas e apoios com alturas reguláveis, além da aplicação de cores suaves nas paredes e aconchegantes na mobília", sugere Fernanda.



