
Vai reunir os amigos ou comemorar uma data especial? Nos empreendimentos mais novos, o tradicional salão de festas deu lugar a um novo ambiente, agora chamado de espaço gourmet. A diferença entre os dois vai além do acabamento.
Enquanto o salão de festas é mais básico, o espaço gourmet tem decoração sofisticada, mobiliário completo, equipamentos e arquitetura adequada às atividades sociais em torno da gastronomia, hábito que vem conquistando os brasileiros.
Em vez de ir até restaurantes e muitas vezes enfrentar filas, os moradores de edifícios com espaço gourmet desfrutam da culinária preparada pelos próprios condôminos, por amigos ou chefs contratados. Cientes dessa tendência, construtoras e incorporadoras vendem os lançamentos que têm ambiente gourmet como um diferencial importante, que agrega qualidade ao imóvel. Em geral, esses ambientes são entregues totalmente equipados, com itens de cozinha e alguns acessórios para facilitar o preparo de diversos pratos.
Equipados
"Os apartamentos mais novos têm áreas privativas menores, mas em compensação, ganharam boas áreas de lazer externas", comenta Fernando Galvão, presidente da Rede Imóveis, que agrega 13 imobiliárias de Curitiba. "Dentro das áreas comuns, um dos principais ambientes é o espaço gourmet, que vem completo e costuma ser muito bonito e moderno", observa.
Bruno Teodoro, gerente regional da construtora Rossi, diz que os ambientes gourmet são aconchegantes e práticos. "Trazem itens essenciais para a cozinha contemporânea, como forno de pizza, fogão em ilha e cozinha americana. A arquitetura e os equipamentos permitem a quem está cozinhando ficar próximo de seus convidados", explica.
Praticidade
Receber convidados em um local agradável sem perder a privacidade é uma das vantagens. "A moradia do anfitrião fica resguardada. Para fazer uma festa, o incômodo é muito menor", diz Fernando Galvão. Ele lembra os salões de festa de prédios mais antigos não possuem toda a infraestrutura que o espaço gourmet oferece.
Condôminos vêem o espaço gourmet como essencial na vida contemporânea por ser prático e útil. "Os síndicos dos empreendimentos da Rossi comentam que a frequência de utilização do espaço é grande e a lista de reservas costuma ficar cheia. Os moradores economizam tempo e reduzem custos com serviços que antes eram disponíveis somente fora do condomínio", comenta Bruno Teodoro.



