Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lazer

Adolescentes ganham espaço nos condomínios

Lan house, garage band, pista de skate são exemplos de novas áreas de lazer nos empreendimentos com conceito clube em Curitiba

Club San Marino: garage band integrado com salão de festa jovem | Divulgação
Club San Marino: garage band integrado com salão de festa jovem (Foto: Divulgação)
Projeção do salão de jogos do Acqua Verde Family Space |

1 de 5

Projeção do salão de jogos do Acqua Verde Family Space

Sala de cinema planejada para o Ventura Ecoville |

2 de 5

Sala de cinema planejada para o Ventura Ecoville

Projeto do salão de jogos do empreendimento Castel di Bettega, da MRV, no bairro Portão |

3 de 5

Projeto do salão de jogos do empreendimento Castel di Bettega, da MRV, no bairro Portão

Pista de skate e muro de escalada do Club San Marino |

4 de 5

Pista de skate e muro de escalada do Club San Marino

Sandra França e a filha de 6 anos: área de lazer ajudou a escolher o imóvel |

5 de 5

Sandra França e a filha de 6 anos: área de lazer ajudou a escolher o imóvel

Nos próximos anos as áreas de lazer dos condomínios fechados em Curitiba não irão contar apenas com quadra poliesportiva e salão de festas para uso dos adolescentes. Planejar espaços inusitados, com foco no comportamento dessa faixa etária, tem sido uma tendência entre alguns empreendimentos, com conceito de condomínio-clube, lançados recentemente, alguns em fase de construção. Pista de skate, sala de música com isolamento acústico, salão de festas diferenciado, salão de jogos, circuito de arvorismo, sala de leitura, espaço cinema e lan house são alguns exemplos de propostas pensadas para o público jovem.

O conceito segue o que já vinha sendo experimentado em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro e consiste em agregar espaços para públicos de diversas idades, que serão futuros moradores desses condomínios.

Para a arquiteta de produto da Doria Construções, Patricia Gasparelo, o espaço de lazer tem de ser adequado e pensado para públicos de todas as idades. Ela explica que no caso do empreendimento Acqua Verde Family Space foi feita uma pesquisa de mercado que identificou o comportamento de possíveis clientes. "A maioria era formada por casais com filhos pequenos ou adolescentes, o que nos fez pensar em espaços diferenciados."

Além de salão de jogos e salão de festas com jeito de "balada", ainda consta no projeto garage band, circuito de arvorismo, pista de autorama, piscina e quadra poliesportiva. Patricia acrescenta que outro empreendimento, o Ventura Ecoville, próximo da Universidade Positivo, segue conceito semelhante. "Fizemos algumas adequações como lounge mais amplo e espaços de leitura", diz.

Foi pensando na filha de 6 anos e no outro bebê que já está nos planos do casal Sandra Luciane França, 30 anos, e Rodrigo Stock Fonseca, 33 anos, que o espaço destinado a adolescentes e crianças fez a diferença no momento da escolha de um novo imóvel para a família.

Sandra comenta que quando o novo apartamento for entregue no condomínio Acqua Verde Family Space, em 2011, sua filha já estará numa idade em que é importante a socialização. "É importante ter perto de casa ambientes onde minha filha possa sair da escola e chegar em casa com o prazer de encontrar amigos. Temos de pensar no desenvolvimento que queremos para nossos filhos. Senão corremos o risco de deixar a criança muito sozinha, só no computador ou no quarto dela. Esses espaços dão mais motivação para a criança interagir e facilita a socialização", diz.

Pensar no hábito e estilo de vida dos jovens que vão utilizar os espaços no empreendimento é fundamental, lembra a diretora de marketing do grupo LN, Mariane Caponi. A rampa de skate e muro de escalada compõem o espaço todo pensado para o público teen no Club San Marino, no bairro Mercês. Além disso, a empresa também aposta no garage band integrado ao salão de jogos jovem.

O garage band é um espaço com isolamento acústico para que o som da guitarra ou de outros instrumentos não incomodem os vizinhos. "Serve tanto para um jovem quanto para um adulto que gosta de música e quer ensaiar", diz.

Segurança

O gestor comercial da regional sul da MRV Engenharia, Marcelo Alves, diz que "o pedido por mais lazer dentro dos condomínios tem a ver com a questão da falta de segurança. As crianças e adolescentes têm passado menos tempo na rua por conta disso", afirma.

Alves comenta que a preocupação em destinar mais espaços para o público jovem começou há pouco mais de um ano, com o lançamento do Castel di Bettega, no bairro Portão. No projeto do condomínio, dos 22 itens de lazer, 14 deles são destinados a crianças e adolescentes. Sala de jogos teen, espaço lounge, piscina, quadra, sala de leitura, webspace, atelier, espaço cinema e garage band são exemplos das áreas pensadas nesse empreendimento para o público adolescente. "Mudou o perfil dessas áreas que antes ficavam restritas a playgrounds. Agora oferecemos um pouco mais de conforto", diz.

O superintendente da Apolar Imóveis, Jean Michel Galiano, acredita que o mercado ainda não sabe como será a aceitação em Curitiba do conceito de condomínio clube, quanto menos de espaços direcionados para determinadas idades. "Foi algo que deu certo no Rio e São Paulo, mas não sabemos como será aqui. Curitiba ainda é uma cidade segura. Alguns espaços, como o gourmet, estão dando certo, mas não vejo o direcionamento por idade como uma tendência", diz.

Serviço:

Mais informações:

Clube San Marino

www.euqueroserclub.com.br

Castel di Bettega

www.mrv.com.br

Acqua Verde Family Space

www.familyspace.com.br

Ventura Ecoville

www.venturaecoville.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.