Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sustentabilidade

Água da chuva para lavar carro serve de exemplo

Mauro Schwartsburd, proprietário da fábrica e loja Decormade: trabalho com madeira certificada | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Mauro Schwartsburd, proprietário da fábrica e loja Decormade: trabalho com madeira certificada (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Um condomínio de 112 apartamentos em fase de acabamento no bairro Cachoeira, no limite de Curitiba com o município de Almirante Tamandaré, será entregue em junho deste ano com um lava-car exclusivo para os moradores – que funcionará com sistema de reutilização de água da chuva. Esse é um dos detalhes do residencial Colinas Cachoeira nos quais se aplica o conceito de sustentabilidade – foco da construtora Con­­ceito & Moradia.Desde a fundação, a construtora aplica sistemas sustentáveis de forma gradativa nos projetos, conta o diretor da empresa, Eurico Bor­­ges dos Reis. O primeiro empreendimento, diz ele, tinha apenas coleta seletiva de resíduos sólidos. "Hoje agregamos outros sistemas, como as duas regulagens nos vasos sanitários dos banheiros, para descarga de três ou seis litros. Além dis­­so, há captação de água de chuva para uso no lava car e nos apartamentos, medidores individuais de consumo de água e tanque para coleta de óleo de cozinha." Segun­­do Borges dos Reis, nesse novo condomínio o óleo será coletado por uma empresa específica que, em troca, dará produtos de limpeza aos moradores.

O lava-car foi um dos primeiros itens do condomínio que chamaram a atenção da estudante Isa­­dora Silva de Hollanda, 19 anos. Ela afirma que o conceito foi decisivo para que definisse pela compra de seu primeiro imóvel. Isa­­dora confessa que não levava tão a sério as questões de sustentabilidade na sua rotina, mas declara que é um incentivo para colocá-las em prática daqui para frente. "Além da economia de água e com material de limpeza, que não será necessário comprar, será a oportunidade de poder colaborar com o meio ambiente sem muito esforço", afirma a estudante.

Móveis

A fábrica Decormade, na Cidade Industrial de Curitiba, que tem uma linha própria de móveis, vendida na loja de mesmo nome, faz parcerias com fornecedores e premiados designers que trabalham com o conceito de sustentabilidade para incentivar o consumo destes produtos entre os consumidores. Os vendedores são preparados por meio de palestras, que conscientizam sobre a preocupação social e com o meio ambiente, contam os proprietários, Maria e Mau­­ro Schwartsburd. "Parte da fabricação é voltada à sustentabilidade, com madeira certificada, colas sem emissão de vapores tóxicos e reaproveitamento de resí­duos", diz Mauro.

A empresa caminha para ser 100% sustentável. Mas os proprietários revelam que o custo ainda é o grande obstáculo para que todos consigam se adequar. "A própria certificação da madeira tem um custo. Um produto de acabamento à base de água custa o dobro da ba­­se de solvente". Mesmo assim, Ma­­uro incentiva o setor e acredita no papel fundamental dos consumidores. "A falta de comprometimento impede que as pessoas priorizem esta aplicação, principalmente por ser mais cara. Mas continuará assim enquanto a demanda não aumentar."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.