• Carregando...
Apartamentos no Smart Santa Cecília, em São Paulo, têm de 31 m² a 47 m²: compartilhamento. |
Apartamentos no Smart Santa Cecília, em São Paulo, têm de 31 m² a 47 m²: compartilhamento.| Foto:

Bicicletas, carros e até apartamentos que podem ser compartilhados por vizinhos são as mais novas armas das construtoras para atrair moradores em São Paulo. A nova categoria de serviços tenta compensar a falta de espaço das unidades recém-lançadas. Um desses prédios prevê plantas de até 14 m².

Pelo menos três empreendimentos residenciais em regiões valorizadas de São Paulo preveem a existência de um apartamento compartilhado, que não será vendido para ninguém. A ideia é que os moradores possam alugar a unidade por alguns dias quando receberem uma visita, por exemplo, no mesmo modelo de reserva de salão de festas.

Considerada o menor apartamento do país, a unidade de 14 m² foi projetada pela construtora Vitacon, que está construindo um edifício residencial no Bom Retiro, região central da capital paulista. A empresa oferece móveis para aproveitar ao máximo o espaço do apartamento, como a cama que vira sofá, por exemplo. Há também apartamentos de 23 m², 33 m², 39 m² e 60 m².

Além do apartamento de uso comum, já mobiliado, o edifício foi projetado pela Vitacon com uma série de serviços compartilhados: carro, moto, bicicleta, lavanderia, ferramentas, bar, lounge e até um armazém para guardar compras que chegam pelo correio e produtos refrigerados.

Segundo a empresa, os apartamentos compactos são uma tendência mundial. “Os projetos possuem plantas versáteis, com isso queremos aperfeiçoar a tendência mundial dos compactos, prática bastante comum em países cujas cidades possuem um alto número populacional, como Seul, Paris, Nova York e Londres”, explica Alexandre Lafer, CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora.

Bicicletário do Santa Cecília: estímulo aos serviços compartilhados. | Divulgação

Gafisa é pioneira no conceito “home & share”

A construtura Gafisa foi uma das pioneiras no conceito de “home & share” (casa e compartilhamento) no Brasil. Em dois novos empreendimentos na Santa Cecília, região central da capital paulista, e Vila Madalena, Zona Oeste, os moradores serão incentivados a usarem em conjunto carros, bicicletas e um apartamento. O tamanho das unidades de um desses prédios varia de 31 m² a 47 m². A companhia criou até um aplicativo de celular para que os moradores de suas novas unidades possam administrar os serviços compartilhados.

“A plataforma móvel é uma versão modernizada do interfone. Será possível, por exemplo, avisar o porteiro sobre a chegada de uma visita, alugar um carro ou até mesmo verificar se algum dos vizinhos tem interesse em dividir os serviços de um professor particular de inglês”, afirma Octávio Noronha, gerente de Negócios da Gafisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]