
A definição das diversas áreas de atuação de um designer e as bases conceituais dos produtos criados, como sua operacionalidade, aparência ou ergonomia, são o objeto de estudo do designer industrial, professor de Design de Produto e Gráfico e consultor em Ergonomia, João Gomes Filho, em seu novo livro: Design do Objeto: Bases Conceituais.
A obra, publicada pela editora Escrituras, também trata dos níveis de complexidade de determinado produto industrial (configuração, tecnologia e fabricação) e de suas funções básicas definições que surgem do diálogo entre a peça e o homem. Essas funções são divididas em prática (a adequação do produto às necessidades fisiológicas do usuário), estética (a percepção sensorial do objeto pelo usuário e seu bem-estar contemplativo) e simbólica (que tem a ver com atributos especiais do objeto e seu significado particular para o usuário).
Ao falar sobre os diversos materiais utilizados no design e seus avanços tecnológicos, o profissional destaca a importância do caráter ecológico, ou seja, de maximizar o reaproveitamento do material, ao qual se dá o nome de ecodesign.
Gazeta do Povo O design precisa estar ligado à funcionalidade do produto, ou seja, o objeto deve ter alguma função, além da estética?
João Gomes Filho De modo geral sim. O design precisa estar ligado à funcionalidade do produto, com exceção daqueles produtos que tem como finalidade apenas uma função simbólica, como por exemplo, servir de adorno em um determinado ambiente.
Por que um objeto desperta uma sensação diferente em cada pessoa?
Um objeto desperta uma sensação diferente em cada pessoa quando é portador, por exemplo, de algum simbolismo com o qual a pessoa se identifica (pela sua formação, nível de instrução, repertório cultural etc).
Qual objeto você considera como referência de design na área de decoração, arquitetura ou construção?
São muitos os objetos que podem ser considerados como referência de design. Por exemplo: os objetos tidos como obras de arte, os grandes edifícios, estádios e ginásios poliesportivos em arquitetura. Se fosse para escolher um só objeto, elegeria o espremedor de laranja do designer Philippe Starck, que reúne os atributos das funções prática, estética e simbólica. Trata-se de um objeto de arte, identificado pelo estilo formal de escultura.
A que se deve a evolução estética dos produtos de design de ambiente?
A evolução estética dos produtos de design de ambiente se deve a todo um complexo de fatores interligados como: evolução tecnológica, evolução e descoberta de novos materiais, transformações culturais, sócio-comportamentais e educacionais que, sem dúvida, concorrem para a evolução e concepção de novos estilos estéticos.
O que é ecodesign e porque ele surgiu?
A expressão ecodesign, na verdade, se liga ao conceito de design conceitual. Ou seja, não existe propriamente uma especialidade de ecodesign. O que existe, ou deve existir, e isto em todas as formas de design, é a preocupação com o pensamento ecológico de preservação do planeta, para a concepção e fabricação de produtos politicamente corretos, que evitem degradar as condições do meio ambiente em que todos nós vivemos.
Serviço: informações sobre locais de venda do livro pelo telefone (11) 5082-4190 e site www.escrituras.com.br.
João Gomes Filho, designer industrial



