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Boas fotos ajudam na “propaganda”

Imobiliárias começam a investir fortemente nas imagens exibidas na internet para garantir mais cliques nos apartamentos disponíveis para venda e locação. Saiba o que uma fotografia de qualidade precisa ter

Confira exemplos de fotografias boas e ruins para publicação |
Confira exemplos de fotografias boas e ruins para publicação (Foto: )
Sidnei José da Silva, funcionário da Imobiliária Gonzaga especializado em fazer fotos dos apartamentos: luz adequada e ambientes organizados melhoram o visual das imagens |

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Sidnei José da Silva, funcionário da Imobiliária Gonzaga especializado em fazer fotos dos apartamentos: luz adequada e ambientes organizados melhoram o visual das imagens

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Milhares de pessoas procuram imóveis para com­­prar ou alugar to­­dos os dias. Os classificados de jornal facilitam a busca ao dividir por bairro ou quantidade de dormitórios, serviço complementado pelas fotografias dos imóveis na internet. Esta facilidade e agilidade de acesso via web, aliada à ne­­cessidade de oferecer os melhores serviços, faz com que imobiliárias comecem a apostar fortemente em boas imagens dos imóveis, al­­gumas até especializando ou contratando profissional na área.

Apesar de não haver um levantamento oficial sobre a quantidade de cliques, a gerente de classificados da Gazeta do Povo, Si­­mone Lima, garante que os anúncios com fotografias são os campeões de visitação no portal da em­­presa. Ela conta que, justamente pensan­do nisso, são oferecidos login e se­­nha para que o anunciante cadastre até 10 imagens em seu anúncio on-line. "Pro­­curamos incentivar e explicar que é uma força extra. As pessoas estão começando a criar o hábito, mas ainda não são todos os anúncios que têm", diz.

A gerente de marketing da Ha­­bitec, Camila Sumi, confirma a im­­portância das imagens. "Não há um estudo que comprove, mas é certo que quanto mais e boas fotos tem, é mais fácil o cliente se interessar em conhecer pessoalmente, principalmente quando há uma sequência lógica de imagens, que mostram o local desde a entrada até os fundos como se o cliente estivesse lá." Há um ano a empresa investe na qualidade das imagens que vão para os classificados. "Na maioria das vezes o interesse parte da foto, por isso buscamos o mais real possível, inclusive vaga de garagem e áreas comuns de condomímios. Quan­do não tem, não interessa", diz Camila.

O mesmo acontece há cerca de dois anos com os funcionários do Grupo Gonzaga, de venda e locação de imóveis. Eles passam por treinamento específico com fotógrafo profissional para garantir os negócios, revela a diretora administrativa da empresa, Marília Gonzaga. "Sentimos a necessidade de melhorar. As fotografias eram muito amadoras e, por ve­­zes, até denegriam a imagem do imóvel, afugentando os clientes."

Ela conta que, normalmente, os profissionais da Gonzaga produzem cerca de 50 fotografias do local, em ângulos internos e ex­­ternos, para serem selecionadas 20, que serão publicadas no site da imobiliária. Segundo Marília, os clientes ficam bem mais satisfeitos. "É muito chato procurar imóvel e assim é possível fazer uma pré-seleção, agiliza muito o processo. Além disso, anteriormente era necessário fazer mais visitas ao local, para ter certeza se fecharia contrato. Hoje, se faz isso de casa mesmo, pelo computador."

Luz e organização melhoram o visual

Cada vez mais, a fotografia deixa de ser um recurso amador pa­­ra ganhar técnica, comenta o diretor de atendimento da LPS Sul Consultoria de Imóveis, Luiz Au­­gusto Brenner Rose. "É muito im­­portante saber qual o melhor ân­­gulo de visualização dos am­­bientes ou o momento ideal de fo­­­­tografar uma fachada. Um dia bonito, ensolarado, causará uma impressão muito melhor, en­­quan­­to que se estiver fechado, mo­­dificará totalmente a percepção."

Assim como as boas imagens chamam a atenção dos clientes para uma visita pessoalmente ao local, elas podem minar com o interesse em apenas um clique. Mas, sem truques! "Quando se mostra um imóvel, ele tem de estar o mais parecido possível com o que é ao vivo. Cuidar com detalhes simples, como acionamento do flash, permite um bom resultado para mostrar ao cliente e convencer", afirma a fotógrafa profissional Lya Uba, que ministra cursos básicos de fotografia para o mercado imobiliário.

Equívocos por falta de atenção ou desleixo são comuns, principalmente quando o imóvel não foi desocupado. Não raramente as fotos têm ralos aparentes, vasos sanitários com a tampa levantada, ambientes bagunçados ou cantos que mostram na­­da. A dica de Lya é prestar aten­­ção ao que está sendo en­­quadrado na câmera e, se necessário, "maquiar" o ambiente. "Evi­­te deixar objetos, como vassouras, cabos ou lixo aparentes, pois provocam, inevitavelmente, uma primeira má impressão. Se o local estiver limpo e organizado, atrairá o cliente."

Outra orientação importante é em relação à luz. "Se a foto for feita de frente para a janela, no contraluz, jo­­gue o flash para clarear, do contrário a imagem sairá escura. O ideal, inclusive, é sempre acionar o flash, para garantir a qualidade."

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