• Carregando...
 |
| Foto:

Para o engenheiro Euclésio Finati, da construtora Braengel, quando alguém procura um imóvel para morar, pode ser que não encontre o que quer, mas sempre pode fazer o que deseja. "Em linhas gerais, alguém que contrata uma empresa especializada em construções para fazer sua casa vai gastar menos do que se comprar uma residência pronta. Quando faço a casa para o cliente é sempre mais barato. Agora, se eu adquirir um terreno, fizer uma casa e colocar à venda, é óbvio que vou embutir no preço o retorno dos meus investimentos e uma margem de lucro. A diferença entre comprar pronto não está apenas no preço, que muitas vezes pode ser até igual ao de comprar pronto, mas está justamente em se ter um projeto personalizado", diz. O engenheiro Nelson Nakid, da construtora Nakid, concorda. "É outra coisa saber o que está sendo usado de material na sua casa e qual é a sua qualidade."

De acordo com Nakid, aspectos como localização do terreno, projeto, prazo para finalização da obra, tamanho e padrão de qualidade dos materiais de acabamento são itens de influência direta para o aumento ou queda dos custos do projeto. "Atualmente o investimento para se executar uma residência varia entre R$ 900 e R$ 2 mil o metro quadrado, dependendo, é claro, do padrão de construção escolhido."

Já quem compra pronto tem mais segurança na aplicação dos custos, pois se trata de um preço fechado e sem surpresas como erros de cálculo no orçamento ou mudança de preços durante a obra, além da economia de tempo – importante para quem não pode esperar para ter onde morar. É o que diz o vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Paulo Celles. "O ganho financeiro que você tem ao construir não significa que você estará economizando. As pessoas esquecem de, ao optar pela construção, computar na planilha de custos o tempo gasto e o estresse provocado pela pressão de tomar decisões sobre coisas que não se tem um conhecimento prévio. Sempre digo para as pessoas que, se elas tiverem disponibilidade e conhecimento do assunto, construir é vantajoso, se não, comprar pronto não tem preço", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]