Com a chegada das temperaturas mais baixas, nada melhor do que preparar algumas soluções para aquecer a casa.
Além de servir como um elemento que enriquece a decoração, a lareira garante charme e conforto térmico a todo o ambiente.
E os especialistas afirmam: com tantas possibilidades, é possível a sua instalação em praticamente qualquer ambiente.
No Paraná, o arquiteto José Vicente Lopes, da Dória Lopes Fiuza Arquitetura, explica que o item tem muita procura. "Em função do clima e da hereditariedade da maioria dos moradores que tem ancestrais vindos de países frios, onde o uso de lareira é comum , o paranaense adotou o acessório", diz. Segundo ele, a estrutura deixou de ser secundária em grandes empreendimentos e passou a ser um agregado, que valoriza qualquer imóvel.
Porém, quando ela não é planejada já na planta, deve-se ter alguns cuidados antes de iniciar uma obra para sua instalação. "Com a tecnologia atual, é possível colocar uma lareira em qualquer residência, mas tem de se analisar o que ela exige. Como encontrar o local adequado, que deve ser de costas para a parede externa da casa ou apartamento, e calcular a possibilidade da instalação de um duto de ar. Para isso, deve-se consultar um profissional engenheiro ou arquiteto", diz Lopes.
Nilson Camargo, gerente de serviços da Dometal, empresa que fabrica e comercializa lareiras, explica que o mercado oferece três tipos básicos, com diferentes sistemas de funcionamento: a lenha, a gás e elétrica. A última, dispensa o duto de ar. Tanto as lareiras a gás quanto a lenha são vendidas em kits pré-fabricados com diversos revestimentos internos, que vão do concreto ao aço. O morador pode optar por construir por conta própria a estrutura, mas deve revesti-la para garantir a segurança.
Com a estrutura instalada, é hora de definir o seu acabamento externo. As pré-fabricadas e as construídas permitem ampla utilização de materiais. É preciso, porém, estar atento ao aquecimento que o revestimento irá sofrer. De acordo com a arquiteta Suzane Simon, da Suzane Simon Arquitetura e Interiores, próximo à boca da lareira, o mais indicado são as pedras como mármore e granito , que têm maior resistência ao fogo.
Na parte superior e inferior e na estrutura exposta dos dutos de ar, que estão mais distantes do calor, outras soluções podem ser o diferencial na personalização do ambiente. "Pode-se utilizar metal, aço e revestimentos de textura lisa, se quiser um ar mais contemporâneo. Ou linestone (mármore de aparência rústica) e madeira, para tornar o espaço mais clássico", explica.



