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Processo de revitalização recuperou parte da via, mas novos projetos pretendem potencializar perfil comercial da Salgado Filho. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Processo de revitalização recuperou parte da via, mas novos projetos pretendem potencializar perfil comercial da Salgado Filho.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A proximidade com a Linha Verde e as recentes obras de revitalização em alguns trechos têm dado cara nova à Avenida Senador Salgado Filho, na região leste de Curitiba. Cortando os bairros Guabirotuba e Uberaba, além de pegar um pedacinho do Prado Velho, a rua tem atraído a atenção do setor imobiliário, sem deixar de lado sua característica fortemente comercial.

Rota alternativa para a região leste

A história da Avenida Senador Salgado Filho está relacionada ao passado de Curitiba, tendo funcionado como o antigo caminho que levava os colonos de São José dos Pinhais e da região do Uberaba ao Centro de Curitiba. Prova disso é a escritura do prédio onde há 30 anos se localiza o Supermercado Dante. No documento, a via consta como a estrada, e não como rua, que ligava Curitiba ao município vizinho, conta o proprietário do estabelecimento, José Nelson Dante.

Antes da implantação da Rua Comendador Franco, no final da década de 1970, a Salgado Filho também era a principal via de ligação com a estrada que leva a Santa Catarina, papel hoje ocupado pela Comendador. “Com a chegada da Comendador Franco, a Salgado Filho ficou como uma rota alternativa. Sua região se desenvolveu, mas manteve sua característica de uso comercial, que vem desde a época dos clássicos armazéns”, conta Márcio Augusto de Toledo Teixeira, coordenador do Ippuc.

Quem circula pela região observa que a verticalização, apesar de tímida, começa a chegar ao endereço estimulada, principalmente, pela consolidação da Linha Verde, que modificou o zoneamento da via permitindo a construção de edificações com maior número de pavimentos dentro da chamada Zona de Transição da Linha Verde – por meio da aquisição de potencial construtivo.

Uma das empresas que tirou partido desta mudança foi a ARDC Empreendimentos Imobiliários, que está construindo às margens da avenida o The View, com oito andares e 28 apartamentos. “Acreditamos no potencial desta região, que carece de apartamentos e [onde a ocupação] residencial se dá essencialmente com casas e sobrados”, diz Jarbas Henrique Ribeiro, sócio da empresa.

Ele conta que este trecho da via, na região do Guabirotuba, irá receber um novo edifício, que será construído pela DSM Empreendimentos Imobiliários, empresa que integra o grupo do qual a ARDC faz parte. “Adquirimos um terreno com duas frentes e 3,5 mil m² de área. Esta obra será um lançamento futuro, para 2017 ou 2018”, projeta.

Revitalização

Seguindo pela extensão da via, já no começo do bairro Uberaba, a mudança de cenário na Salgado Filho é resultado das obras de revitalização realizadas entre 2011 e 2012, que adicionaram uma segunda faixa em cada sentido da rua, além da instalação de novas calçadas, iluminação e áreas de estacionamento.

Político gaúcho

Figura pública, o gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho foi chefe de polícia, deputado federal, senador e vice-presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), articulando o apoio do Partido Social Democrático (PSD) à candidatura de Getúlio Vargas à presidência, nos anos 1950.

O político também esteve à frente dos ministérios do Trabalho, Indústria e Comércio e da Aeronáutica. Incentivador da aviação, diz-se que o Paraná deve a ele a construção do Aeroporto Afonso Pena. Salgado Filho faleceu em julho de 1950, quando concorria ao governo do Rio Grande do Sul, vítima de um acidente aéreo.

As benfeitorias seguem somente até a altura da Rua Rodolfo Bernardelli e decorrem da falta de recursos do município à época para que fossem realizadas em toda a extensão da rua, segundo Márcio Augusto de Toledo Teixeira, coordenador de Mobilidade Urbana e Transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Morador do endereço há 26 anos, Cristian Bruno Sochascki aprova as melhorias que passam em frente ao seu portão, mas defende que elas se estendam por toda a Salgado Filho. Teixeira conta que há projetos em estudo para novas obras no médio e longo prazo, como a implantação de sentido único no trecho entre a Avenida Cel. Francisco Heráclito dos Santos e a Linha Verde, em direção ao Centro, inclusive com a possibilidade da construção de viadutos cruzando esta via.

No limite com São José dos Pinhais, já estão em curso as obras – inseridas no PAC da Copa – para a implantação de duas rótulas para melhorar a conexão entre a Salgado Filho, a Bley Zornig e a Avenida Comendador Franco. “Nosso entendimento é o de que a Salgado Filho é um eixo auxiliar à Comendador Franco na ligação com São José dos Pinhais, mas com um perfil de ocupação diferente desta por ter um comércio instituído há muito tempo. Os trechos previstos para revitalizações futuras têm como objetivo a manutenção dessa característica comercial”, conta o coordenador.

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