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Blanca Baggio, diretora comercial do Grupo Baggio. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Blanca Baggio, diretora comercial do Grupo Baggio.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Tradicionalmente reconhecida por sua atuação na construção residencial unifamiliar de alto padrão, a Construtora Baggio mudou seu posicionamento para investir no ramo corporativo. O estímulo para a empreitada vem da melhora do segmento e da expertise que a empresa acumulou nos últimos anos executando obras para as áreas da saúde e do varejo, por exemplo.

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Entre as mais recentes delas estão a megaloja da rede de pet shops Cobasi (com 6,1 mil m²) e o Hospital Ônix (no São Francisco, com 8,1 mil m²).

A diretora comercial do Grupo Baggio, Blanca Baggio, conta que a mudança no foco de atuação da empresa, que chegou a tocar 200 obras residenciais simultaneamente, começou de forma mais efetiva em 2010, com a criação de um departamento comercial voltado para as obras corporativas.

Antes deste período, cerca de 30% das construções executadas pela construtora eram comerciais, contra os 70% residenciais. Nos últimos anos, esta proporção começou a se equilibrar e, em 2014, as obras corporativas já respondiam por 60% dos negócios. “No final de 2015 paramos totalmente com a construção de casas, mantendo somente as obras que estavam em andamento”, acrescenta Blanca.

Negócio de família

A história da Construtora Baggio teve início em 1948, quando Holier Baggio, avô da diretora comercial Blanca Baggio, construía casas no interior do Paraná. Em 1981, Edemarques e José Américo Baggio, pai e tio de Blanca, respectivamente, fundaram a construtora, que tinha como foco a incorporação de edifícios residenciais. Ainda na década de 80, a empresa deu início à construção de residências unifamiliares, pelas quais é reconhecida até hoje.

Entre os fatores que incentivaram a mudança, a diretora comercial cita as oportunidades do mercado, especialmente nas áreas da saúde e da educação, e a otimização dos processos logísticos e administrativos decorrentes do menor volume de obras. “Tocar 200 construções residenciais correspondia a executar dez hospitais. Além disso, desenvolvemos um nível de especialização neste tipo de obra, o que poucas empresas têm”, pontua Blanca.

Projeto e financiamento

O pacote de serviços oferecido pela Construtora Baggio vai além da execução das obras, o que é outro diferencial da empresa. Nele estão inclusos, por exemplo, a documentação relacionada à licença ambiental e ao alvará de construção, a vistoria da vigilância sanitária e até o estudo de viabilidade do negócio em algumas áreas que possam receber a construção.

A construtora também oferece a possibilidade de parcelamento direto, prática iniciada na década de 80. “Parcelamos até 60% da obra em 72 vezes após a entrega. Os outros 40% são pagos durante a construção, sendo que 10% dele corresponde ao valor da entrada”, explica a diretora comercial.

Expansão

Nos próximos cinco anos, a meta da construtora é fortalecer sua atuação em quatro setores do mercado corporativo: saúde, educação, varejo e lazer e entretenimento, além de dobrar de 50 mil m² para 100 mil m² o volume médio de obras realizadas por ano.

Para isso, irá abrir em outubro um escritório em São Paulo (a Baggio já conta com sedes em Campinas e Belo Horizonte) e expandir sua atuação no interior do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso (com obras pontuais nestes dois últimos).

“Se surgirem demandas em outras localidades, temos condições de fazer a administração da construção de dentro da própria obra”, conta a diretora comercial. Tal fato permite à construtora atuar em todo o país.

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