Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Giro pelos bairros

Crescimento vertiginoso

Um lugar que simboliza o planejamento habitacional de uma cidade. Assim é o Sítio Cercado, bairro da zona sul da capital paranaense que se destaca pelo impressionante desenvolvimento e o crescimento populacional verificado nas últimas décadas. Tudo isso sem verticalização: no lugar dos prédios, casas.

De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), em 1970 a relação entre os habitantes e área total do Sítio Cercado era de 0,89 morador por hectare (10 mil metros), ao passo que em 2000 o índice passou para 92,07. Este foi o maior aumento da densidade demográfica de Curitiba no período. O bairro, que em 1970 era apenas o 66.º mais populoso de Curitiba, em 2000 passou à condição de segundo – com 102.410 habitantes, ficando atrás apenas da Cidade Industrial (também o maior bairro em extensão).

A razão do exponencial crescimento demográfico verificado no Sítio Cercado – que recentemente encontra similar em bairros próximos, como o Tatuquara – está no direcionamento de habitações populares induzido pela Prefeitura. Segundo Lourival Peyerl, diretor do banco de dados do IPPUC, a densidade demográfica da zona sul da cidade, que já é mais alta da cidade, deve aumentar ainda mais, pois trata-se da única região ainda disponível para grandes investimentos habitacionais populares em Curitiba.

Tendo em vista a necessidade de evitar a ocupação desordenada, houve uma intensa implantação de loteamentos nesta região. O principal deles é o Bairro Novo, implementado a partir de 1992, onde vivem cerca de 11 mil famílias. "Por isso, sem prédios, mas com muitas casas, o Sítio Cercado é o bairro de periferia com maior densidade demográfica da cidade", afirma o diretor.

Na esteira da explosão demográfica do Sítio Cercado veio o desenvolvimento. Segundo Luiz Carlos Borges da Silva, diretor da Ultrasul Imobiliária, a concentração popular motivou o comércio do local. "É uma região que com o tempo foi se transformando em um dos mais pujantes centros comerciais do setor de atendimento popular de Curitiba", afirma o executivo.

Um exemplo é a Rua Izaac Ferreira da Cruz, onde inúmeros pontos comerciais disputam a atenção dos passantes. Para promover a independência do bairro, além do forte comércio estão os equipamentos da prefeitura, cujo núcleo setorial está na Rua da Cidadania do Bairro Novo, com a prestação de diversos serviços. Tal infra-estrutura motivou um senso comum entre os moradores que chegaram ao Sítio Cercado a tempo de testemunhar as recentes transformações sofridas pelo bairro: a satisfação.

O comerciante Arnildo Guido Kielek, que mora e trabalha há 19 anos na Rua Izaac Ferreira da Cruz, exalta as mudanças sofridas pelo bairro. "Não me arrependo de ter vindo para cá, de onde não pretendo sair. Hoje, quem mora aqui não precisa mais ir ao centro da cidade para resolver seus assuntos, pois há praticamente de tudo no bairro, que mudou para melhor", enfatiza.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.