• Carregando...

Materiais mais utilizados

Para tentar minimizar os problemas com o excesso de ruídos, a construção civil tem desenvolvido diversos produtos e materiais para que os moradores tenham mais qualidade de vida e possam viver com mais tranqüilidade em suas residências. Nos edifícios residenciais, a arquiteta Caroline Bollmann diz que o isolamento acústico pode ser feito basicamente nas estruturas de alvenaria e paredes divisórias, na laje entre pavimentos, nos forros internos, quando utilizados, e nas vedações e esquadrias em geral, que envolvem portas, janelas e os vidros.

Leia a matéria completa

No caso de portas e janelas, o som passa pelas frestas. Dessa forma, a correta vedação nesses locais já é um bom começo para quem deseja se livrar do barulho incômodo que vem de fora. A procura por vidros e esquadrias especiais tem sido grande nas lojas especializadas. Entre as diversas soluções que o mercado oferece, podem ser encontrados os vidros duplos, os mais espessos, vidro temperado, laminado temperado e esquadrias em material de PVC ou alumínio, sempre com o cuidado para que ofereçam vedação adequada.

No passado, o representante comercial Ubiratam Baldin de Moraes sofreu com ruídos da rua movimentada onde morava e com barulhos que vinham dos apartamentos vizinhos. Hoje, em seu novo apartamento, é como se morasse no paraíso. Ele conta que o local é movimentado, mas que do seu apartamento não se ouve nada. Graças aos revestimentos nas estruturas verticais, inclusive com paredes duplas, e à vedação dos vidros, que faz toda a diferença. "É um silêncio total. Não dá pra escutar nenhuma interferência externa. Só dá pra perceber mesmo se abrir a janela."

Para o gerente da Conforto Ambiental, Hermes Machado Ferreira, que trabalha com janelas e vidros para isolamento acústico, o que resolve o problema do excesso de barulho que entra pelo vidro é um conjunto de fatores. "A pessoa imagina que é o vidro duplo que elimina o ruído, mas não necessariamente".

Na avaliação do diretor da Box Estrela Wilson Benvenutti, que também trabalha com esse tipo de material, o vidro duplo primeiramente oferece proteção térmica e depois acústica. Ele ressalta que a maioria dos casos de barulho excessivo pode ser resolvida com uma esquadria adequada. "Normalmente nas construções antigas as paredes são boas, só precisa mexer nas janelas. Cerca de 60% dos prédios são assim". Para essas substituições, o arquiteto Manuel Marcos Baggio estima que o custo vai ser similar ao de colocação em uma nova construção. "Vai ter um custo a mais com mão-de-obra, para retirar a antiga e colocar a nova e talvez um gasto com acabamento por causa da alvenaria que possa ser danificada, mas é uma ótima solução".

No caso do arquiteto Marco Aurélio Ruaro a solução foi aplicar a vedação na sacada, o que permitiu que fosse mantida a janela original do apartamento. Ele, que mora próximo a uma via do ônibus expresso, diz que o barulho incomodava bastante. "A diferença com o tratamento acústico nos vidros foi tão grande que no primeiro dia que cheguei em casa após a instalação, em plena 7 horas da noite, tive a sensação de estar chegando de madrugada, tamanho o silêncio", relata. Ele comemora ainda a otimização de custos, pois com o projeto adequado de vedação não foi necessário vidros duplos. "Vários moradores vinham aqui para conferir como tinha ficado e depois muitos também acabaram aderindo a esse modelo de sacada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]