
A características de conforto, descontração e o toque oriental dos futons, que trazem um verdadeiro convite ao bem-estar, deixaram de compor apenas espaços de descanso e no estilo zen. Ao aliar funcionalidade e beleza em modelos e tamanhos variados, as peças têm se tornado cada vez mais elementos de destaque na decoração de ambientes contemporâneos, ao mesmo tempo em que são ótimas opções para o relaxamento.
Os futons aparecem no formato de colchões, almofadas, pufes, sofás, sofás-cama, em versões para áreas externas, como varandas e piscinas, e em modelos que podem ser dobrados e guardados no armário sem deixar marcas nas dobras.
"O uso é bem diversificado. Pode estar em um ambiente clean, rústico ou bem moderno, sozinho no meio da sala, vários pufes no chão, quatro ou cinco peças uma em cima da outra, no quarto das crianças para jogar videogame, em um espaço para receber visitas e com sua função mudada de sofá para cama", exemplifica Viviane Ferreira, gerente da loja Perfeito Equilíbrio, em Curitiba.
As arquitetas Catarina Helbel e Simone Bontorin explicam que, graças à sua praticidade, o futon se tornou uma peça indispensável em casas de ambientação jovial, decoração oriental, ou simplesmente para quem busca conforto, propiciando ambientes mais aconchegantes, como um home theater ou sala íntima.
Catarina e Simone são as responsáveis pelo projeto do home office do empresário Marcelo Zulin, no qual foi colocado um grande futon para se sentar, confeccionado sob medida pela Irma Decorações. Catarina conta que o ambiente deveria ser bem dinâmico e servir para reuniões informais com clientes, área para apresentação de produtos e, aliado a isso, atender um pedido específico do cliente: ter um espaço para recarregar fisicamente as energias, relaxar e se concentrar. "Queria algo mais à vontade e confortável, tinha até pedido para colocarem algumas almofadas no chão, mas as arquitetas me indicaram o futon, que até então não conhecia. Faz pouco tempo que tenho e aderi totalmente à ideia. Ele ficou no nível do sofá e complementamos com algumas almofadas. Dá para receber bem os meus clientes no horário de trabalho e também os amigos para um happy hour ou uma festa, além de ser super confortável para ver tevê e descansar", conta Zulin.
A arquiteta Fabiana Rodrigues comenta que as peças coloridas se destacam em espaço de cores neutras e deixam o ambiente aconchegante e cheio de vida. "O futon é um elemento curinga e versátil na decoração. Não usamos só porque é tendência, mas por ser um detalhe que traz alegria e descontração."
Formatos
Benedicte Salles, responsável pela área de comunicação da Futon Company, diz que não é o formato e nem a aparência que definem um futon, mas sim o material e a técnica de enchimento, que deve necessariamente ter algodão em seu miolo para ser considerado um verdadeiro futon, no estilo dos produtos orientais. "O futon era conhecido pelos japoneses como shikibuton, um colchão mais fino e com recheio 100% em algodão. Os modelos ocidentais se diferenciam pela espessura, são mais grossos e com o interior melhorado, porque o algodão, apesar de ser 100% natural, tem o defeito de amassar e endurecer. Os produtos modernos têm camadas de espuma de látex e, às vezes, de fibra de coco com látex natural, para melhorar as características de conforto e facilitar o manuseio ao dobrar e enrolar", descreve.
Pórtia Dourado, da área de marketing da Futon&Home, comenta que as inovações tecnológicas empregadas ao enchimento de algodão, diferentes espessuras e revestimentos foram adaptações naturais que os futons receberam no Brasil. "O futon ainda se caracteriza pelo interior em algodão natural, pelo uso despojado ao ser colocado diretamente no chão, e também pela sua versão turca, com a característica borda quadrada."
A Asiarte comercializa o futon triângulo, importado da Tailândia, que pode ter o revestimento em algodão ou seda. "O formato triangular faz referência à cultura tailandesa, um design muito utilizado no país. O futon oferece três opções de uso: totalmente aberto em três gomos, para se deitar; em dois gomos, que também fica aberto, só que um pouco menor; e em um gomo, para sentar, com encosto. É uma peça fácil de ser guardada, mas quando não está sendo usada, fica no ambiente como um elemento decorativo", diz Daniella Bonancin, proprietária da loja.
Sob medida
A empresa Irma Decorações oferece não só a possibilidade de personalização de modelos, tecidos para revestimentos e formatos de futons, mas também outras opções de enchimento. "O algodão deixa o futon mais pesado e mais duro, então trabalhamos com a opção da espuma maciça para peças maiores, e de fibra siliconada para peças pequenas, que são materiais mais leves e confortáveis", conta Fabiane Felizari, responsável pela área de vendas. Outra dica de Fabiane é reaproveitar colchões tradicionais que seriam descartados e transformá-los em um único futon do mesmo tamanho ou em várias peças menores. "Dependendo do caso só é necessário colocar uma espuma fina a mais, para melhorar a densidade e fazer o revestimento."
Entre as tendências de cores de 2010 e 2011, Fabiane aponta o laranja e o azul ocean, um tom bem vivo. "Além dessas cores que estão em alta, sempre utilizamos cores fortes e florais para futons. Nos quartos de menina, predomina a cor pink e, no quarto do casal, o tom escolhido costuma seguir algum aspecto da decoração", indica.










