
Para quem deseja inovar na decoração e busca praticidade, uma solução é o uso de tapetes frios. Criativos, os tapetes podem ter formatos e tamanhos que variam de acordo com o ambiente, além de ter um apelo estético original. Projetados em áreas de grande tráfego, como halls e corredores, ou usados para fazer servir como um tapete em ambientes como a sala de jantar, esses pisos trabalhados podem ser feitos em cerâmica, mármore, granito ou limestone. Em geral, os tapetes servem para demarcar uma determinada área, que ganha destaque na casa."O piso mais nobre valoriza a casa. É um benefício que pode trazer retornos financeiros se o proprietário decidir vender", afirma Simone Kovalhuk, diretora da Michelangelo, empresa especializada na comercialização de pedras. Embora tenham um custo de instalação elevado, a manutenção desse tipo de piso é simples: para a limpeza, basta usar um pano úmido com sabão neutro ou o produto específico para o piso. Simone alerta para produtos com cloro: eles são corrosivos e podem ferir e manchar a pedra.Utilizado em áreas externas e internas, o piso pétreo é mais frio do que o de madeira, mas pode ser instalado em qualquer ambiente, mesmo em regiões mais frias. "Esse é um tipo de piso muito mais confortável para o verão e não há sensação de frio, só quando todo o ambiente está assim", diz Simone. A baixa temperatura também não é problema: há possibilidade de instalar um aquecimento no piso nas áreas que são utilizadas com mais frequência, para oferecer um conforto térmico.
InstalaçãoAntes de optar pelos tapetes frios na decoração, é preciso analisar o ambiente. "Um bom piso é eterno, tudo combina", afirma Simone, que indica cores claras, como branco e bege, para facilitar a coordenação de móveis e objetos.
A dificuldade para alteração do layout é fator decisivo para a escolha de móveis. "Embaixo de uma mesa redonda, usamos um tapete do mesmo formato. Se trocarmos por uma mesa retangular, mesmo que caiba no espaço, não ficará interessante. Dará a impressão de que tem algo errado", explica a arquiteta Karin Brenner.
O tamanho do tapete também influencia a instalação, porque é um fator limitador. Para fazer uma boa colocação do piso, é necessário estar atento ao peso das peças e ao número de pessoas que farão o serviço. Além disso, os detalhes no corte da pedra exigem cuidados: se há muitas curvas no tapete, o corte pode ser feito a laser, por exemplo.
A proporcionalidade entre o tapete e o ambiente faz diferença para a execução do projeto. "O tamanho não indica a possibilidade de uso, mas, sem dúvida, se temos espaço para admirar o desenho do piso fica mais interessante. O tapete não pode ficar exageradamente grande ou desproporcionalmente pequeno", orienta Karin.
Materiais
Normalmente são usadas até quatro cores diferentes para um tapete frio, para fazer o contraste. Aos poucos os projetos têm mesclado pedras diferentes. Nas áreas internas, é possível usar qualquer tipo de revestimento. Para as áreas externas, deve-se optar por materiais antiderrapantes ou que não sejam polidos. O material mais utilizado é o granito. "Uma tendência nesse mercado é o uso de limestone. É um material mais poroso, mas é atérmico: é confortável e não é tão frio", destaca Simone.




