Novembro e dezembro são meses de pico para as lojas de material de construção. É uma tradição brasileira fazer reformas e redecorar a casa para as festas de fim de ano. Janeiro, por outro lado, é tempo de calmaria. Para elevar as vendas e dar conta de estoques altos, algumas redes do setor fazem promoções. Não chegam a ser como as grandes liquidações dos varejistas de eletrodomésticos, mas os preços tendem a ser atraentes para quem já estava com alguma obra programada.
"Fazemos promoções num formato de rodízio, que abrangem todos os setores", diz Cristiano Nichele, diretor da Nichele Materiais de Construção. Nesta semana as áreas em destaque são as de porcelanatos, banheiras, tintas e metais. "Compramos uma quantidade grande de porcelanatos lisos da linha Portinari, da Eliane, que estarão em promoção", comenta.
A promoção de janeiro da Cassol Center Lar faz com que as vendas aumentem entre 35 e 40%, principalmente no setor de pisos e azulejos, de acordo com Antonio Carlos de Araújo, gerente da loja no Rebouças. De acordo com ele, os produtos são oferecidos entre 20% e 50% mais baratos que a média do preço no restante do ano.
Piso laminado da Komeco está sendo oferecido por R$ 28,90 o metro quadrado. Há também duas opções de marcas de porcelanato, 60x60, que variam entre R$ 24,90 e R$ 27,90. "No mercado, é difícil encontrar esse tipo de piso por menos de R$ 40 o metro quadrado", indica Araújo.
O gerente afirma que os consumidores são orientados sobre o prazo da promoção. "Enfatizamos que até quando vão os preços reduzidos, para evitar que o cliente volte depois e corra o risco de ficar sem o produto", diz. Se o cliente consegue comprar o que precisa, a loja ainda fatura com a venda de agregados. "Quem vem até a loja pelo bom preço do piso também acaba levando o rejunte e rodapé", comenta.



