
Dos elementos que não podem faltar à mesa de Natal, o destacado por especialistas da área é a presença de velas para iluminar a ceia. Podem ser velas pequenas e individuais, que tornam o ambiente mais aconchegante, ou em castiçais e candelabros, que devem ser altos para que não atrapalhem a visão entre os convidados.
Para a arquiteta Karla Bender a vela é importante porque caracteriza o Natal. "A vela dá um toque especial e a luz do fogo simboliza a energia do Natal." Para complementar essa composição, Yael Andriguetto, da loja de objetos de decoração Ipê Rosa, sugere o uso de peças com brilho, como o cristal, que vão refletir a luz das velas.
Karla aconselha ainda o uso de flores, que lembram a natureza e sempre deixam o ambiente bonito e agradável. As frutas também podem se tornar um elemento decorativo para a mesa natalina. "Se a festa vai contar com a presença de crianças é sempre agradável incluir algum enfeite com a imagem de Papai Noel", complementa.
Para a base da mesa, a arquiteta Caroline Bollmann diz que podem ser utilizadas toalhas ou jogos americanos. "Vai depender de cada caso. Se é um mesa de sobremesa, não há tanta necessidade de uma toalha. Bem como para as mesas que possuem um mobiliário bonito, porque já contribuem com a decoração", opina.
A mesa de Natal que a arquiteta Vivian Lazzarotto compôs para a Inove Store, de móveis e objetos de decoração, chama a atenção pelo tom dourado de sua base que é folhada a ouro. As louças e o jogo americano, nos tons pretos, dão sofisticação e o vermelho remete ao Natal. A decoração mistura elementos sofisticados como o candelabro e as taças de vidro, com outros mais básicos, como as louças e o jogo americano.
A arquiteta diz que os enfeites como o voile vermelho sobre a mesa, as fitas, caixinhas de presente, as velas e os anjos dourados, o jogo americano e as louças custam em média R$ 300. "A maioria das peças as pessoas têm em casa. Isso mostra que é possível seguir um caminho mais conceitual de Natal, mas sem elementos exclusivos dessa data", enfatiza. O que vale é colocar a imaginação para funcionar e abusar da criatividade.








