Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Profissional

Em busca de um prestador de serviços

Confira algumas dicas para evitar aborrecimentos e prejuízos na hora de contratar a pessoa que realizará reparos ou reformas na casa

 | Antônio More/ Gazeta do Povo
(Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

Acertar na contratação do profissional de prestação de serviços não é fácil, ainda mais com a demanda de vagas de trabalho no setor da construção civil, que dificulta a contratação para realização de reformas e pequenos reparos em casa, principalmente quando se trata de mão de obra qualificada.

E quando encontra, é preciso avaliar com cautela antes de fechar qualquer negócio, alerta a engenheira Angela Zraik, professora do curso de Gerenciamento de Obras do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (Cepdap). "Como en­­genheira, tive problemas diversas vezes, porque acontece muito de o prestador tratar os serviços somente de boca, ou seja, nem sempre se cumpre o que foi acertado com o cliente", afirma Angela Zraik.

Para auxiliar o leitor na hora de contratar um bom prestador de serviços, principalmente nessa época de fim de ano, na qual as pessoas estão com um pouco mais de dinheiro no bolso por causa do pagamento do 13.º salário, a Gazeta do Povo pediu algumas dicas para a tarefa de encontrar um bom profissional à especialista. Confira abaixo as principais recomendações da engenheira.

Faz tudo

Prefira um especialista para cada função

No caso de pedreiros, pintores, eletricistas e encanadores, um alerta quanto ao profissional que faz de tudo. O bom profissional geralmente se especializa e faz cursos específicos. "Desta forma, é sempre melhor contratar um eletricista para reformar a parte elétrica, um encanador para a hidráulica e um pedreiro para a alvenaria. A chance de o acabamento ficar melhor e do prazo ser cumprido é muito maior", diz a engenheira.

Orçamento

Um é pouco, dois é bom, três é necessário

Independentemente de qual profissional seja preciso contratar, é importante fazer orçamento com pelo menos três prestadores para o mesmo serviço. Uma sugestão é comprar o material e cobrar somente a mão de obra. Geralmente eles pedem uma entrada, de 20 a 30% do valor. Cuidado! "Há casos em que o trabalhador some depois do pagamento. Por isso é importante conhecer bem o profissional."

Preços

Desconfie de valor mui­­to baixo ou desconto alto demais

Fique de olho em prestadores que cobram muito abaixo do preço praticado no mercado. O barato às vezes sai caro. "Geralmente, nesses casos, o profissional tem pouca experiência e reduz o valor para conseguir o serviço, o que não dará garantia de que o trabalho terá um bom resultado ou que será entregue no prazo estipulado", diz. Pode acontecer de o profissional jogar muito alto, porque não tem interesse no serviço. "Não quer dizer que ele seja bom."

Atualizado

A primeira conversa é fundamental

É bom saber se o profissional se mantém atualizado com relação aos novos materiais disponíveis. Os fabricantes de materiais de construção e acabamento oferecem cursos e palestras gratuitos sobre as recomendações de uso e aplicação de vários produtos. "É possível descobrir na primeira conversa. Pergunte que material usa e quais os procedimentos para realizar o serviço. Assim poderá formar uma impressão sobre a qualidade do profissional."

Marcenaria

Indicação do profissio­nal boca a boca

Converse com ex-clientes para ter informações sobre o trabalho realizado. "Confira se o profissional tem empresa constituída e como contrata mão de obra, o que indica seriedade e profissionalismo", avalia. O marceneiro que não tem empresa constituída geralmente não tem local fixo e contrata ajudantes por serviço sem vínculo de trabalho, o que pode reduzir a qualidade. "Também pode gerar problemas no prazo de entrega pela desistência de algum trabalhador."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.