
O uso mais conhecido é para a divisão interna de ambientes, mas as chapas de gesso acartonado, drywall (parede seca, na tradução para o português), têm como principal marca a versatilidade, enriquecendo projetos de decoração ao ser utilizada como revestimento ou forro.
O consumo do produto aumenta progressivamente no Brasil. No primeiro trimestre de 2009 foram consumidos 5 milhões de metros quadrados de chapas contra 4,8 milhões utilizados no mesmo período de 2008, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall. "O aumento não parece expressivo, mas é importante lembrar que em 2008 crescemos 20% na comparação com 2007. Esse ano, mesmo com a crise continuamos crescendo", diz Allen Dupré, membro da comissão de comunicação da entidade.
Mas a utilização ainda é pequena se comparada com a dos países da Europa e os Estados Unidos, onde a média é de 10 metros quadrados por pessoa, por ano. "Nosso índice é de apenas 0,1 metro quadrado por habitante ao ano. Esse número revela que há muito para crescer no Brasil", reforça Dupré.
Para ele, há desconhecimento por parte de construtoras, engenheiros, arquitetos e outros profissionais. "O primeiro passo é capacitar mão-de- obra e disseminar informações entre os construtores, lembrando que utilizar drywall pode baratear o custo final da obra entre 5% e 7%", afirma. "Existe a cultura do uso da alvenaria, mas o drywall ganha espaço, especialmente porque tem menos peso e gera menos resíduo", diz Felipe Menezes, coordenador técnico da Knauf do Brasil, fabricante de drywall.
Outra vantagem apontada é a possibilidade de desmontar e montar em outro ambiente. "Dá para reaproveitar os perfis, só é preciso ter cuidado ao desmontar", explica. Além disso, em caso de vazamentos ou necessidade de reparos na rede elétrica é possível cortar uma parte da parede, fazer o reparo e recolocar sem danos à aparência.
A estrutura do sistema drywall é feita com perfis de aço galvanizado onde é parafusada uma chapa de gesso em cada lado. "As principais vantagens, quando comparadas às paredes de alvenaria, são a economia, o conforto térmico e acústico, a rapidez na execução e a quase ausência de entulhos no canteiro de obras", diz a engenheira civil Carolina Machado. Outra vantagem é que o sistema não depende de secagem, o que diminui o tempo de execução em até 60%. "O tempo é menor, mas a mão-de-obra tem de ser mais qualificada."
Qualificação
Essa lição o instalador de drywall Alfredo Kaminski Teixeira aprendeu há muito tempo, longe do Brasil e quase por acaso. "Conheci o drywall na Inglaterra em 1999 e naquele momento foi uma opção de trabalho para mim", conta. O "bico" virou profissão. Teixeira frequentou um curso universitário no Reino Unido, específico para pessoas que trabalham com instalação ou projetos com o material.
No fim de 2007 voltou para o Brasil, capacitou o irmão Alexandre que se tornou seu sócio em uma empresa especializada em instalação. "Tem de ter conhecimento técnico para trabalhar com drywall", diz.
Quando Teixeira deixou o Brasil, o país quase não utilizava o produto. Hoje há cursos disponíveis no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A coordenação técnica de Construção Civil do Senai no Paraná informa que o estado já formou aproximadamente mil profissionais que encontram na montagem de drywall a oportunidade de melhores salários.
"Como a demanda está aumentando, os salários também são melhores. Enquanto um profissional que trabalha com alvenaria ganha em média R$1 mil, um instalador de drywall chega a faturar R$ 4 mil por mês", diz Álvaro Fragoso, que já trabalhava na área de construção civil e participou do curso há três meses.
Fragoso garante que a qualificação abriu novas possibilidades. "Trabalho por conta e preciso ser um profissional completo", justifica.
Este ano o Senai tem outras quatro turmas programadas até novembro. A carga horária é de 40 horas. Além de conhecimentos teóricos, o objetivo do curso é o desenvolvimento de habilidades práticas para a correta execução de paredes, tetos e revestimentos com sistemas drywall.






