• Carregando...
A impermeabilização correta de superfícies  previne danos para as estruturas | Divulgação
A impermeabilização correta de superfícies previne danos para as estruturas| Foto: Divulgação

Dicas

Confira os principais passos para uma boa impermeabilização:

- Procure profissional habilitado e lojas especializadas para ter a me­­lhor indicação sobre os produtos adequados para o serviço.

- Verifique o tipo de superfície e as condições em que estão o fundo e as paredes da jardineira. Para cada local e situação há soluções diferentes.

- Informe se a jardineira é suspensa ou no solo, junto a paredes ou lajes, e o índice de insolação.

- Avalie quais as plantas indicadas para o espaço e o terreno disponível para a formação do jardim. As raízes podem afetar as paredes das jardineiras ou lajes, provocando rachaduras e abrindo espaço para a infiltração de água.

- Exija aplicação de um produto chamado primer, como base para o impermeabilizante, para obter resultados duradouros.

Fonte: Viapol

  • Confira algumas sugestões de floreiras no apartamento

As plantas ganham cada vez mais espaço em casas e apartamentos e áreas comerciais, como uma maneira de tornar os ambientes bo­­nitos e agradáveis. Porém alguns cuidados são necessários para que a umidade de jardins e floreiras não se torne um problema, danificando pinturas ou con­­tribuindo com a aparição de fissuras (rachaduras), manchas, vazamentos e descolamentos nas estruturas das edificações.

A palavra-chave é impermeabilização, fundamental para qualquer área ou superfície que tenha contato com água ou umidade. "No caso de floreiras, jardineiras e jardins, é a água usada para a rega das plantas ou da chuva que atua nas estruturas. Por isso os projetos de paisagismo devem prever, antes de tudo, um ou mais orifícios para a saída da água", destaca a engenheira Maria Amélia Silveira, do departamento técnico da Viapol, empresa especializada em produtos para impermeabilização de superfícies.

O planejamento deve levar em consideração o desenho da floreira, contemplando o escoamento correto da água. A escolha do material adequado para usar na prevenção e a incidência de raios solares também são aspectos importantes do projeto.

Produtos

Quando os jardins ou gramados estão sobre o solo, não há a necessidade de usar produtos como os impermeabilizantes, pois a água precisa ser drenada para não se acumular na superfície. Mas as paredes de jardins sim, para que não ocorra destacamento das argamassas e das pinturas por causa da umidade. As raízes também podem afetar as paredes. Para prevenir, produtos antiraiz, como manta asfáltica e pintura impermeabilizante são indicados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]