Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto

Face Norte não é tudo

Mesmo que o imóvel seja bem posicionado, para ter boa iluminação natural e temperaturas estáveis é preciso projetar tamanhos corretos de aberturas e investir em isolamento

Concentração de prédios no bairro Bigorrilho: poder público deve definir espaçamento entre edifícios | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Concentração de prédios no bairro Bigorrilho: poder público deve definir espaçamento entre edifícios (Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo)
Veja como aproveitar melhor o sol |

1 de 1

Veja como aproveitar melhor o sol

Nos anúncios imobiliários, a expressão "Face Norte" é usada como adjetivo para casas e apartamentos. De fato, para quem mora no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltadas para o norte significa maior incidência do sol durante o dia – ele nascerá a leste, permanecerá mais a norte durante o meio do dia e vai se por a oeste. No entanto, não é apenas a orientação solar que vai influenciar na temperatura e luminosidade que será percebida por quem habitar o imóvel."Todo imóvel que tem uma face voltada para o norte, também terá uma face sul", comenta Luiz Gustavo Salvático, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon). Ele indica que o comprador tem de observar, além do benefício da orientação solar, o planejamento do imóvel, que deve deixar quartos e salas em locais que recebem mais sol e projetar cozinha, banheiro e lavanderia – que necessitam de menor conforto térmico – onde as condições não sejam tão agradáveis.

Sem sombra

Outro fator relevante é o sombreamento que o imóvel recebe. "Não adianta ser um imóvel bem projetado que recebe sombra de outro prédio ou de uma árvore, por exemplo, ou que possui beiral muito grande que não deixa a luz do sol entrar", completa Luiz Paulo Reis, diretor de Arquitetura Responsável do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Nesses casos, o imóvel perde a vantagem da orientação solar. "É necessário ter espaço livre ou pelo menos algum espaço entre os imóveis pare que o sol passe", indica, ob­­servando que essa regulamentação depende do poder público.

"A face norte é relevante, mas não é garantia de conforto térmico e luminosidade. Junto com isso, é importante investir em isolamento", explica Aloisio Schmid, professor da Univer­­sidade Federal do Paraná. De acordo com ele, o consumidor e os construtores precisam exigir dos profissionais que projetam o imóvel as opções para receber a luz do sol e também se proteger dela quando for necessário.

"As pessoas ainda conhecem pouco sobre isso. Foi nos últimos anos que essa preocupação surgiu. Como a região de Curitiba é úmida, o cuidado com orientação solar e aberturas de portas e janelas poderia evitar problemas com fungos e mofo", indica Reis, do IAB. Ele também acrescenta que a escolha dos materiais, na hora do projeto, faz a diferença. "Usar um tijolo inteiro, vidros duplos ou aberturas bem posicionadas podem gerar conforto térmico e iluminação melhores", afirma.

Diferença de preço é de 10% em média, segundo o Sinduscon

Entre os benefícios de um imóvel com boa orientação solar está a valorização da unidade. De acordo com Luiz Gustavo Sal­­vático, do Sinduscon, em uma planta de edifício com dois apartamentos por andar, onde cada unidade está voltada para um lado, aquele que possui melhor orientação solar chega a ser 10% mais caro que o outro. "Além disso, em um imóvel pronto, o comprador percebe a ventilação, a incidência de sol e se o apartamento tem umidade ou mofo. Assim, o que for melhor localizado tem liquidez maior, e isso reflete no bolso do cliente", afirma.

"Um imóvel que possua a orientação solar adequada costuma ser mais agradável e isso facilita na hora da venda", endossa Luiz Paulo Reis, diretor do Ins­­tituto dos Arquitetos do Brasil. De acordo com ele, além do preço, a posição do imóvel também reflete na saúde e em fatores psicológicos dos ocupantes. "Quem vai comprar um domicílio fará um investimento grande, por isso, tem de ser um lugar agradável", defende.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.