Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
demanda

Férias escolares aquecem locação

Os três primeiros meses do ano concentram a demanda. Imobiliárias concentram esforços na internet, usada pelas famílias para selecionar os imóveis

A estudante Leda Marília, que se mudou em janeiro: férias facilitam a troca de endereço | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
A estudante Leda Marília, que se mudou em janeiro: férias facilitam a troca de endereço (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

O índice de Locação Sobre a Oferta (LSO), produzido mensalmente pelo Sindicato da Habitação (Secovi-PR), mostra que os três primeiros meses do ano formam o período mais aquecido do ano para o mercado de locação. O auge de 2012 foi em fevereiro, quando o índice atingiu a 24,76% (veja mais no quadro abaixo). O indicador atesta uma realidade conhecida pelas imobiliárias e recorrente: famílias e estudantes escolhem fazer mudança no período de férias no calendário escolar.

"Em Curitiba, o principal fator para esse crescimento é o resultado do vestibular. Os estudantes universitários são os maiores responsáveis pelo aumento no número de locações. Mas as famílias também escolhem esse período para a mudança, principalmente por causa da escola dos filhos", explica Luiz Fernando Gottschild, presidente do Inpespar. As imobiliárias estimam que 70% da locação nos primeiros meses são destinadas à moradia de estudantes.

Trabalho dobrado

O movimento maior exige mais esforço das imobiliárias. Elas trabalham com foco em imóveis mais adequados aos estudantes. O grupo Gonzaga mantém um site com informações específicas para universitários, que indica características dos bairros e a proximidade deles com as principais universidades. "O atendimento online é importante, porque temos muitos clientes que vem do interior do estado", explica a gerente-geral da empresa, Lucia Shaicoski.

Escolha

Localização foi o principal fator para a escolha da estudante de design Leda Marília de Camargo. Ela aproveitou as primeiras semanas do ano, ainda em férias da faculdade, para escolher um novo apartamento. Ela mora no Rebouças e passará a viver na Água Verde. "Vou para um prédio mais seguro, com porteiro e em uma região mais movimentada", conta Leda, que vai morar com duas amigas.

Ela conta que levou cerca de três semanas no processo de seleção do imóvel. "Começamos a pesquisar pela internet. Depois que achamos imóveis que eram como a gente queria e que tinham preço acessível, passamos a visitá-los", explica. "Tinha muita opção. Nem tudo se encaixa no meu perfil, mas não faltaram possibilidades", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.