Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquitetura pelo mundo

Frank Lloyd Wright por Daniela Barranco

 | Library Congress /Wikimedia Commons
(Foto: Library Congress /Wikimedia Commons)
 |

1 de 2

Integração à natureza e bem estar do morador: casa de praia projetada por Daniela Barranco integra conceitos de Lloyd Wright |

2 de 2

Integração à natureza e bem estar do morador: casa de praia projetada por Daniela Barranco integra conceitos de Lloyd Wright

O maior arquiteto americano de todos os tempos. Assim o Instituto Americano de Arquitetos definiu Frank Lloyd Wright. Nascido em Wisconsin (EUA), Wright esteve entre os mestres que projetaram os primeiros arranha-céus de Chicago. Além de impulsionar o urbanismo da cidade, defendeu conceitos divergentes aos de sua época e é um dos pais da arquitetura orgânica.

Para Wright, uma obra era sentimento e alma antes de se consolidar como estrutura. Cada projeto, individual, deveria estar pautado na sua finalidade. Além de criativo e habilidoso, o projeto devia considerar o lugar em que a edificação seria instalada e as necessidades do morador. Para ele, forma e função devem andar juntas.

Entre os seus projetos mais conhecidos estão as Prairie Houses (foto). A Casa da Cascata é outra obra icônica. Construída na Pensilvânia, em meio a uma cascata, ilustra perfeitamente o conceito de arquitetura orgânica, integrada ao ambiente de forma genial.

Inspiração

Texto: Daniela Barranco Omairi, formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR há 16 anos, é especialista em desenho de móvel na Itália e tem um expressivo trabalho na capital paranaense.

"Para mim, Lloyd Wright é o mestre dos mestres. Sempre tive um encantamento pelo trabalho dele, porque traz para a arquitetura moderna o conceito de que cada criação deve ser uma obra única. Seu estilo particular é inspirador. Me identifico bastante com as ideias que ele defendeu nos anos 1950. As Prairie Houses, caracterizadas pela amplitude, horizontalidade e aspecto moderno, sempre me chamaram muito a atenção. O largo espaço interno, as linhas retas, os telhados quase planos e, sobretudo, a integração com o entorno, são geniais. Wright tinha uma preocupação de cunho psicológico e espiritual com relação ao indivíduo que morava nas casas desenvolvidas por ele. Isso sempre fez parte do meu processo. Trabalho e planejo tendo como foco a felicidade e o bem estar. Não consigo ver apenas uma obra de Wright como preferida. Tenho um carinho especial por duas, entre as que visitei pessoalmente: a Casa da Cascata, na Pensilvânia, e a Robie House, em Chicago, que foi tombada pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos. São legados de Wright para a arquitetura moderna."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.