• Carregando...
A Ritz é a única galeria da cidade que tem uma escada ligando os dois lados. | Albari Rosa / Gazeta do Povo
A Ritz é a única galeria da cidade que tem uma escada ligando os dois lados.| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O número 51 da Rua Marechal Deodoro é conhecido como o endereço da Galeria Ritz, um dos destinos procurados por quem precisa resolver as demandas cotidianas ou buscar os serviços dos profissionais instalados nos 18 andares do seu prédio comercial, o Condomínio Edifício Wenceslau Glaser.

GALERIA: Veja imagens e personagens da Galeria Ritz.

Fazendo a ligação desta rua com a XV de Novembro, a galeria está localizada em uma das quadras mais tradicionais do calçadão – tendo sido vizinha do finado Cine Ritz – e se mantém atual, mesmo passados cerca de 45 anos de sua inauguração.

Tal fato deve-se, principalmente, às características arquitetônicas do prédio, assinado pelos arquitetos Lubomir Ficinski e Roberto Gandolfi. “Ele era um edifício com princípios novos. Todos os andares, por exemplo, tinham um eixo hidráulico de água e esgoto que permitia [aos ocupantes das salas] ter o banheiro onde quisessem”, lembra Ficinski.

O arquiteto acrescenta que o projeto inicial previa uma segunda galeria, que funcionaria como uma ponte entre o prédio e a Praça Tiradentes, além de uma praça interna, no que seria o primeiro miolo de quadra de Curitiba. As soluções, no entanto, não saíram do papel.

Para Salvador Gnoato, arquiteto e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a vitalidade da galeria decorre do seu racionalismo, com todas as lojas em ângulo reto e sem a presença de elementos decorativos, o que faz do prédio uma obra clássica, que não sai de moda. “Ela veio contribuir para que se ampliasse o uso do calçadão, valorizando o pedestre”, acrescenta.

Pontos comerciais

De cafés a comércio de material odontológico, a Galeria Ritz oferece uma diversidade de lojas e serviços aos seus visitantes. Conheça quais são eles.

Leia a matéria completa

Outro detalhe arquitetônico que diferencia a Ritz dos demais corredores comerciais do Centro é a escada que liga a parte inferior e superior da galeria, fazendo com que ela seja a única a apresentar dois níveis distintos. “Não tínhamos inclinação para fazer uma rampa, foi uma questão estrutural”, lembra Ficinski.

Ritz hoje

Atualmente, cerca de três mil pessoas circulam diariamente pela Galeria Ritz, de acordo com o síndico Florisvaldo Garcia Peres, que mantém um consultório odontológico no prédio desde os anos 1970.

O mix de produtos e serviços vai de cafés a viagens de turismo em uma mescla de estabelecimentos novos ou que há décadas têm a galeria como endereço. Um deles é o Laboratório Ótico Especialista, de propriedade do ótico Agostinho Ramos Alves. Prestes a se aposentar, aos 82 anos, ele foi um dos primeiros lojistas da Ritz e conta ter firmado raízes na galeria por se tratar de um ponto muito bom e bastante conhecido.

A mesma avaliação faz Adirço Pandini, que há seis meses é proprietário da Tesouro Loterias, que funciona há 12 anos na Ritz. Ele conta que trabalhou por cinco anos na agência do Santander localizada na galeria e que, quando se aposentou, não quis deixá-la devido ao carinho que tem pelo espaço. “O que me fez decidir [pelo investimento] foi o local. A Ritz tem qualidade e segurança e, assim como as outras galerias, serve como ponto de apoio para as pessoas que circulam pelo Centro”, conclui.

Xarás de nome e de endereço

Vizinha de um dos cinemas mais tradicionais de Curitiba, a Galeria Ritz compartilhou por muito tempo, e hoje mantém vivo, o nome da sala fechada em 2005, que deixou na saudade os amantes da sétima arte na capital.

O que muitos desconhecem é que, antes deste cinema, um outro Cine Ritz funcionou na Rua XV de Novembro, no local onde foi construída a galeria. Tal espaço foi inaugurado no final dos anos 1940 e funcionou por quase duas décadas.

Novo Ritz

Em um futuro próximo, a galeria e o cinema deverão voltar à condição de xarás. O projeto do Cine Passeio, que prevê a volta dos cinemas de rua em Curitiba, deverá reabrir as salas Ritz e Luz, desta vez no prédio do antigo quartel do Exército, na Rua Riachuelo.

O edital de licitação foi publicado pela Prefeitura de Curitiba em julho do ano passado e a previsão para o começo das obras é para o início de 2016.

Serviço

Galeria Ritz

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51 / Rua XV de Novembro, 172, Centro

Horário de funcionamento: das 7h às 19h, de 2ª a sábado. Não abre aos domingos.

Telefone: (41) 3014-6665

  • Agostinho Ramos, um dos primeiros lojistas da Ritz
  • A Ritz foi a primeira a ter uma escada ligando as duas pontas da galeria.
  • Ezequiel de oliveira e João Evangelista da Silva: porteiros de longa data.
  • O antigo Cine Ritz ficava ao lado da Galeria e fez história na cena cultural de Curitiba.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]