
Lembra daquela imagem clássica de uma garagem: um lugar simples e cheio de entulhos que não têm espaço dentro de casa? Isso é coisa do passado. Cada dia mais bonitas e ousadas, as garagens estão ganhando destaque nas construções. Segundo profissionais, para dar um toque a mais no ambiente vale tudo. De investir em novos materiais a integrá-la a outras peças da casa.
Amplas, bonitas e com atrativos. Para o arquiteto Ivan Wodzinsky, da Ivan Wodzinsky Arquitetura, esta é a tendência das garagens modernas. "Entra no conceito de transformar as residências em clubes. Por questões de segurança e praticidade, as pessoas estão procurando conforto, lazer e requinte em casa, e este espaço é uma das prioridades", diz.
Segundo ele, as diferenças já são sentidas nos materiais empregados pelas construtoras e proprietários. "Antigamente todos os pisos eram de cimento. Agora já vemos materiais cerâmicos, mais bonitos e de melhor qualidade", avalia.
O arquiteto está trabalhando na reforma da garagem de um edifício de alto padrão em Curitiba. Dentre outros diferenciais, ele irá utilizar piso de granilina para alto tráfego , forro de gesso e iluminação especial.
Outro profissional que aposta na tendência é Marcelo Calixto, da Marcelo Calixto Arquitetura e Paisagismo. Para ele, porém, investir no ambiente também é opção para quem tem pouco espaço em casa. "Hoje os padrões de edificação estão bem menores que no passado. Isso tem feito os proprietários utilizarem as garagens para mais de uma função, integrando-a a outros ambientes, como a churrasqueira e o salão de festas", explica.
Calixto desenvolveu recentemente, no interior do estado, um projeto em que a churrasqueira é acoplada à garagem e ao depósito. "Apenas coloquei portas de correr para separar os ambientes e manter o espaço bem organizado. Com este desenho, o proprietário ganhou três peças que dificilmente poderiam ser projetadas separadamente", afirma.
Opções
Se você também pretende dar uma função a mais para a sua garagem, mas ainda não sabe qual, a arquiteta Elaine Zanon, da Arquitetare, dá algumas dicas. "O uso mais comum é integrá-la à churrasqueira. Mas também é possível criar um espaço gourmet (espécie de cozinha) em torno dela ou utilizá-la para algum hobby pessoal, como uma área para preparar o material de pesca e para limpar o peixe. São inúmeras as possibilidades", diz.
Segundo a arquiteta que atualmente está desenvolvendo um projeto em que a garagem também será um espaço de ginástica , é possível juntá-la à qualquer ambiente. E sem prejuízos aos automóveis ou desconforto ao morador. "Devem ser apenas respeitadas as características que mantenham a integridade do automóvel como evitar a umidade e o conforto do morador, eliminando cheiro de fumaça e a sujeira. Mas isso o projeto arquitetônico pode resolver facilmente", avalia.
* * * * *
Serviço: Arquitetare (41) 3013-5521. Ivan Wodzinsky Arquitetura e Interiores (41) 3027-6854. Júlio Pechman Arquitetura (41) 3336-2344. Marcelo Calixto Arquitetura e Paisagismo (41) 3335-6936. Hugo Peretti (41) 3362-5151. Percy Russ Tiemann Construções, Incorporações e Vendas (41) 9972-9333. Secovi (41) 3259-6000.



