
Nos últimos anos, o rebuscamento de forros e sancas em gesso caiu de moda e o que se destaca hoje nos projetos de arquitetos e designers são as linhas retas. O material está sendo mais procurado, por ter deixado de ser artigo de luxo e estar mais acessível. Ele também tem sido utilizado para fazer divisórias e artigos de decoração, como nichos e estantes. "Os desenhos estão com uma tendência mais moderna, com linhas mais simples, às vezes utiliza-se somente o gesso plano, sem sancas ou destaques, com bastante iluminação direta ou indireta como detalhe principal", afirma o arquiteto Luciano Setim, da Construtora Baggio. Uma das grandes vantagens apontadas pelos profissionais é a de esconder vigas e colunas aparentes, deixando o ambiente mais limpo. "E ele possibilita ser mais funcional por permitir integrar toda a fiação. Hoje serve até para embutir ar-condicionado", diz a arquiteta Flavia Caldeira.Além de valorizar qualquer ambiente, residencial ou comercial, permite torná-lo exclusivo. A casa da estilista e produtora de moda Diuly Schaikoski Venson tem um pé-direito muito alto. Ela conta que não tinha ideia do que fazer com a iluminação e recorreu às sugestões da arquiteta Flavia Caldeira, que propôs um forro de gesso que acompanha a inclinação do telhado da casa. "Ficou fora do convencional e ousado, como eu queria", comenta Diuly.
No projeto de um consultório, a designer de interiores Raquel Frizzas aproveitou para brincar com o gesso do forro e a iluminação. Ela criou um ambiente descontraído. "Fiz nele um trabalho com um rasgo, com iluminação dentro, como se fosse uma boca sorrindo."
Gesso acartonado
Para obter o resultado, o gesso acartonado é o mais procurado, cerca de dez vezes mais, justamente por facilitar os efeitos de iluminação. Ele é feito em placas, encaixado e fixado por viga de arame. Depois de pronto, é pintado, como se fosse uma parede.
Nas sancas, uma das opções tem sido a utilização de lâmpadas fluorescentes. Uma novidade são as fitas de led por dentro da sanca. "Com ela tem-se economia de energia, boa iluminação e efeito, além de beleza", afirma a designer Vanessa Moraes, da Ideally Iluminação.
É por meio de apenas um ponto que consegue-se a distribuição de outros mais, geralmente dois ou três em cada ambiente, seja residencial ou comercial, de acordo com Flavia. "Até em lavanderias, cozinhas e banheiros têm sido utilizados."
O valor do acartonado chega a ser de 60 a 80% mais caro do que do gesso convencional, mas o custo benefício é maior, conforme Jefferson Jangada, da equipe operacional da Arte & Teto Gesso e Decoração. "Ele absorve menos tinta, por isso é mais econômico, além de não produzir resíduos. Também é muito mais resistente a rachaduras. Se bem cuidado dura uma vida inteira". Jangada orienta que se tome cuidado com a umidade, pois o gesso não aguenta a ação direta da água. "No caso dos banheiros há chapas especiais mais resistentes, pois têm uma liga mais forte."
Personalização
Para a designer Vanessa, o projeto fica mais personalizado quando se faz um trabalho em gesso. A profissional afirma que é o ideal, por exemplo, para quem quer iluminar o centro de uma mesa em determinado local que não tem um ponto de luz sobre ela. "O efeito é infinitamente melhor. Do contrário, fica-se restrito aos pontos existentes e é bem mais difícil chegar a uma iluminação adequada, sem peças a mostra."
As luminárias embutidas no gesso, segundo ela, saem mais baratas do que uma única peça central de iluminação. "Mesmo necessitando de muitos spots, pode sair 25% a menos do que comprar uma única luminária, pois o gasto com material para a produção é bem menor."
ALTERNATIVA
Isopor custa menos, mas tem desvantagens
Bem mais populares, as sancas de isopor são mais baratas o metro linear pode custar uma média de R$ 3,50 , mas não possibilitam os mesmos efeitos que as de gesso. Para a arquiteta Flavia Caldeira, esta seria a única vantagem, quando se refere a estilo e decoração. "É apenas um detalhe decorativo entre a parede e o teto. Para quem deseja como acabamento é suficiente. Por ser o isopor um material totalmente rígido, não possibilita criar, então não há como realizar uma decoração". Além disso, segundo a arquiteta, o risco do isopor encardir e interferir na aparência é muito maior.
Serviço:
Gesso Popular (41) 3245-3165; Gesso Mercosul (41) 3333-5590; Arte & Teto Gesso e Decoração (41) 3376-9000.





