
Conhecido por criar uma arquitetura conceitual, na qual expressa simultaneamente os mundos físico e virtual, Toyo Ito tem sido considerado como um dos arquitetos mais influentes e inovadores do mundo.
A versatilidade de seus trabalhos é um dos destaques de sua obra, que não se resume a uma única linguagem arquitetônica e reúne exemplares de lojas, casas, bibliotecas, pavilhões, parques e edifícios de escritórios. O desenho modular irregular e os espaços flexíveis são algumas das características plásticas dos projetos do arquiteto, que se inspira nas formas orgânicas da natureza priorizando a fluidez entre os espaços naturais e construídos.
Sobre sua obra, o arquiteto diz procurar elaborar espaços confortáveis libertando-se de todas as restrições, nem que seja momentaneamente. Quando o edifício é finalizado, entretanto, Ito se torna consciente de sua desadequação e transforma tal sentimento em energia para o próximo projeto.
Essa busca pela perfeição fez de Ito vencedor do Prêmio Pritzker, em 2013, conhecido como o Nobel da arquitetura mundial. Além deste, o arquiteto recebeu outras premiações como o Prêmio do Instituto Japonês de Arquitetura, o Prêmio Mainrich de Arte, a Medalha de Ouro no Prêmio Japonês de Design e a Medalha de Ouro de Belas Artes, dada pelo Círculo de Belas Artes.
Toyo Ito nasceu em Seul, em 1941, e mudou-se para o Japão aos dois anos de idade. Formou-se em 1965 na Universidade de Tóquio e, seis anos depois, abriu seu próprio escritório, o Toyo Ito & Associates.
Arquitetura que se inspira no ar e no vento
"O que mais me inspira em relação ao trabalho de Toyo Ito é que ele acredita que a arquitetura é, em primeiro lugar, para as pessoas. A arquitetura conecta as pessoas, portanto, não deve estar somente atrelada a questões econômicas.
Admiro o trabalho de Ito, pois, além da inovação conceitual, ele busca estender as possibilidades da arquitetura em projetos diversificados, e ainda tem a capacidade de ver as oportunidades que se encontram em cada obra e cada local.
No trabalho que realizamos no escritório, é possível observar como a natureza nos inspira dessa mesma forma. No projeto do Centro Integrado de Medicina, por exemplo, a fluidez das curvas se faz presente na fachada ainda que o edifício seja extremamente racional, em sistema pré-fabricado, semelhante ao Hotel Suites Avenue, projetado por Ito em Barcelona, na Espanha.
Outra característica de seu trabalho presente em nossos projetos são as estruturas geométricas que criam um jogo de luz e sombra, valorizando os espaços de uso comum com os efeitos da iluminação natural, como ocorre no Pavilhão de Serpentine Gallery (2002).
Ao receber uma de suas premiações, Ito disse nunca estar satisfeito com seu trabalho. Na Arquitetare, nossas experiências das obras concluídas também nos proporcionam uma inquietude de melhorar ainda mais a cada novo projeto."
Elaine Zanon, é arquiteta e urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1988. Junto com a designer Cláudia Machado está à frente do escritório Arquitetare arquitetos associados, fundado em 1991. É conselheira da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (AsBEA-PR).





