
Um estande inteiro com vários lançamentos em lâmpadas e luminárias de LEDs próximo de outro com peças artesanais feitas a partir do barro e do ferro. Isso exemplifica bem o que foi a 12ª edição da Feira Internacional da Indústria da Iluminação, a Expolux, feita este ano junto com a maior feira de construção civil do país, a Feicon Batimat 2010.O primeiro estande é o da Philips. A marca, que também é conhecida em outros setores, como o de eletroeletrônicos domésticos, investiu pesado em sua mais antiga vocação e levou à feira linhas residenciais novas que usam a tecnologia do LED (sigla que significa diodo emissor de luz) para levar economia e beleza às casas brasileiras. E isso com preços bem mais baixos do que anos atrás: a partir de R$ 1.500 será possível levar uma luminária com a tecnologia, do tipo pendente e botão dimerizável (que regula a intensidade da luz) para casa. A luminária em questão é a Ecomoods, apenas um dos lançamentos da Philips na Expolux 2010.Uma das lâmpadas lançadas é a Econic. "Ela tem 5 W de potência e substitui uma incandescente de 25 W facilmente e com mais vida útil. Enquanto a incandescente tem cerca de 1 mil horas de vida, a Econic tem 25 mil, ou cerca 25 anos em uma residência", explica o gerente regional de marketing de produto para a América Latina da Philips, Fernando Mendes. Essas lâmpadas chegarão às lojas com um preço médio de R$ 110.O grande trunfo da Philips é a Master LED, lâmpada que a empresa trouxe antes para a Expolux 2010 para depois apresentar, nesta semana, na Feira de Frankfurt, a mais importante do setor de iluminação no mundo."Essa lâmpada foi desenvolvida a partir de um desafio feito pelo departamento de Energia dos Estados Unidos que pediu aos fabricantes que desenvolvessem uma lâmpada de LED que substituísse a incandescente comum dentro de uma série de critérios", conta Mendes. Essa lâmpada tem 12 W e substitui as incandescentes de 60 W, com uma duração de 45 mil horas, com a façanha de ter uma temperatura de cor igual (2.700 K), que traz aquele mesmo tom amarelado e quente das incandescentes, muito mais confortável aos olhos humanos. "Conseguimos isso com a mescla de um LED azul e uma cobertura fosfórica amarela", esclarece Mendes. A Master LED deve chegar ao mercado só em agosto ou setembro, com um preço estimado em R$ 220.Mais economiaA Golden, outra fabricante de produtos de iluminação, levou três lâmpadas fluorescentes eletrônicas em novos formatos e tamanhos menores (Globinho, Vela e Pêra). A empresa acredita que essa diversificação fará com que o mercado de fluorescentes, que é de 60% no Brasil, segundo ela, cresça ainda mais, cerca de 15% só em 2010. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 80% de energia e duram oito vezes mais que as incandescentes comuns.
* A jornalista viajou a convite da Eternit S/A.








