
As imobiliárias de Curitiba e de outras cidades do Paraná começam a se preparar para a Copa do Mundo de 2014. Tendo a capital paranaense como sede de jogos do campeonato mundial, a expectativa é que turistas estrangeiros optem pela locação por temporada. Espera-se que muitos visitantes que planejam estadias mais longas na cidade prefiram alugar apartamentos mobiliados, com boa localização e infra-estrutura, do que se hospedar em hotéis.
Na última terça-feira, o Secovi-PR, sindicato que representa as mais de 2 mil imobiliárias paranaenses, deu a largada para que as empresas entrem nesse mercado. A entidade promoveu palestra sobre locação para temporada com Luciana Pedroso Xavier, professora da Unicuritiba, e o jurista Marcelo Ribeiro Losso. Foi a primeira de uma série de ações previstas, entre cursos, encontros e palestras.
Locação por temporada é um tipo de contrato utilizado corriqueiramente por imobiliárias do litoral no verão, mas em Curitiba essa negociação não é freqüente. No entanto, observa Luiz Carlos Borges da Silva, vice-presidente de planejamento do Secovi-PR, a oportunidade surgida com a Copa 2014 pode abrir esse mercado na capital e viabilizar a locação por temporada como opção de negócio para proprietários de imóveis e administradoras.
O modelo de locação de imóveis mobiliados por temporada segue uma tendência mundial e crescente do turismo. Sites como o AirBnb, que tem escritórios em vários países, e o brasileiro AlugueTemporada, entre outros, vem consolidando a modalidade de hospedagem em que os viajantes preferem estadias mais longas em uma cidade. A ideia é que o visitante tenha experiências que os aproximem da vida de um morador local mescladas com os roteiros turísticos tradicionais.
Qualificação
O objetivo do Secovi-PR é qualificar corretores e departamentos jurídicos das imobiliárias para atuar com o aluguel por temporada durante a Copa e incentivar as administradoras de imóveis a continuar trabalhando nesse segmento na capital paranaense. Os departamentos de marketing, comunicação e treinamento de pessoal do sindicato e das imobiliárias também devem se envolver nessas ações. "Curitiba tem muitas atrações turísticas e isso pode ser potencializado", observa Borges da Silva. Segundo ele, muitas iniciativas serão feitas em parceria com outras entidades como a Federação do Comércio, Sesc e Senac.
De acordo com Borges da Silva, o objetivo é oferecer ao turista que vêm para a Copa a chance de se hospedar em apartamentos mobiliados e aliar a oferta de passeios para o litoral à estadia. "De Guaraqueçaba a Guaratuba, temos opções que incluem gastronomia, visitas a cidades históricas, passeios de barco, compras e outras experiências", lembra o vice-presidente do Secovi-PR. Mesmo com temperaturas baixas, diz Borges da Silva, as praias do Paraná são atraentes. "Nosso litoral é contemplativo", diz.



