
Sushi, sashimi e hashis. As palavras são japonesas, mas os hábitos estão cada vez mais brasileiros. Com uma variedade de opções, cores e modelos, os jogos para comida japonesa se tornaram cada vez mais comuns em nosso país. Com visual delicado, esses conjuntos chamam a atenção pela riqueza de sua decoração. Em geral, as peças têm pinturas e detalhes de temas bem característicos da cultura nipônica, como gueixas, samurais, ideogramas e flores de cerejeira. Coloridas ou em tons mais sóbrios, elas têm uma diversidade de modelos e materiais que vão desde resinas e materiais sintéticos, até porcelana, bambu e madeira. Quanto ao número de peças, é possível escolher entre jogos individuais ou conjuntos para duas, quatro ou mais pessoas.Masako Yagura, responsável pela Mirai Store, loja especializada em artigos orientais, comenta que os conjuntos japoneses fazem muito sucesso entre os compradores. Ela explica que muitas pessoas entram na loja por pura curiosidade. "Elas vem falar conosco porque olham os jogos na vitrine e acham interessante o colorido das ilustrações, mas não sabem qual a utilidade daquelas peças. Quando explicamos, elas descobrem que além de bonitos, os conjuntos são muito úteis", diz. Masako conta que, em geral, os modelos mais decorados são os mais procurados. "O mais vendido é um com detalhes em ideogramas. Por ter uma cara de peça tipicamente japonesa e ser rico em detalhes, as pessoas se encantam", afirma.Beleza e comodidadeSegundo a designer de interiores Carla Gil Heller, os jogos para comida japonesa são cada vez mais bem-vindos nas casas brasileiras. "Nos últimos anos, a cultura oriental se tornou tendência entre nós, ocidentais, e muitos brasileiros se renderam às delícias da cozinha japonesa", aponta. Para ela, as pessoas compram essas peças por comodidade. "Além dos restaurantes típicos, uma opção que agrada bastante é reunir amigos e familiares para comer pratos japoneses em casa. Para tornar esse momento ainda mais especial, nada melhor do que apostar nesses jogos de jantar", diz.
A designer ainda chama atenção para outro detalhe que faz com que muitos brasileiros invistam nessas peças: a tradição. "Como o costume é comer com hashis e em conjuntos próprios para esse tipo de prato, parece que não é certo comer comida japonesa com garfo, faca e pratos comuns. Pode parecer difícil, mas a graça está justamente em tentar se adaptar aos hashis e cumprir todo o ritual que exige a comida japonesa", considera.
Serviço: Biagallo ParkShopping Barigui (41) 3317-6113, Shopping Curitiba (41) 3077-0070 e Shopping Palladium (41) 3212-3600. Camicado ParkShopping Barigui (41) 3317-6333, e Shopping Mueller (41) 3074-8360. Mirai Store Presentes Orientais Shopping Palladium (41) 3212-3679. * Preços sujeitos à alteração.







