
Embora a escolha pelo tipo de material que vai compor sua casa dependa de muitos fatores subjetivos, a casa de madeira aparece como opção cada vez mais interessante, tanto pela estética quanto pelo preço e rapidez da construção. As casas pré-fabricadas de madeira ou mistas (onde alguns cômodos são de madeira e outros de alvenaria) vêm ganhando espaço no país. Com a abertura do crédito para a habitação, até mesmo esse tipo de construção vem se beneficiando. "Há pouco tempo, não tínhamos incentivo algum. Mas o com o incremento da construção civil, as casas de madeira e pré-fabricados estão recebendo estímulo", comenta Waldemir Kurten, proprietário da construtora Kurten, que faz casas de madeira e mistas.
Segundo ele, os bancos agora estão começando a dar garantia de financiamento para casas de madeira, o que anima o setor e reflete na tecnologia. "Com isso, nos últimos anos, conseguimos trazer tecnologia de fora, além de manter o sistema produtivo da matéria-prima a longo prazo", comenta.
A escolha ainda é bastante cultural, mas, de acordo com Kurten, o valor dos projetos começa a influenciar. O preço do metro quadrado para construir a casa de madeira custa entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil, dependendo do que o cliente vai inserir no acabamento. "É o mesmo preço da casa de alvenaria, às vezes até mais barato, dependendo da escassez de material e mão-de-obra no mercado convencional", argumenta.
O tempo da construção também é relevante na escolha pela casa de madeira. No sistema de placas de madeira pré-fabricadas, os painéis saem da fábrica prontos, com abertura de janelas, portas e dutos para sistema elétrico e hidráulico. "O terreno que vai receber a construção já está com uma base de concreto feita anteriormente e a montagem é rápida. Dependendo da metragem da casa, a estrutura inicial pode estar de pé em até 12 horas", conta Kurten.
Benefícios
Além das facilidades financeiras e de tempo, quem constrói casa de madeira elenca outros motivos para a escolha do material. "A madeira é um material que respira. Absorve umidade quando precisa e solta a umidade armazenada em tempos secos, atuando como um regulador de umidade dentro da casa", explica Friedrich Brügger, engenheiro da Holzhaus Arquitetura.
Waldemir Kurten comenta que o material confere conforto térmico e acústico mais facilmente que os imóveis de alvenaria. "O encaixe das peças é perfeito, por que foram cortadas por máquinas e isto confere um isolamento. Além disso, paredes com painel de cimento e vidros duplos também podem ser usadas em locais de clima mais frio", explica.
Para Pedro Moreira dos Santos, gerente comercial da Casas Curitiba, a predominância das casas de alvenaria ainda é questão de tempo. "A possibilidade de construir mais rápido, com matéria-prima que é reciclável e com maior oferta de mão-de-obra, aliada a alguns projetos que estão em andamento, que focam na beleza da madeira, farão com que o consumidor perceba que esse tipo de construção é interessante", diz.
As casas de madeira ainda são produto pouco conhecido, geralmente feito por pessoas que estão construindo a segunda ou terceira casa. "Embora não exista nenhuma restrição de terreno ou entorno, as casas de madeira costumam ser feitas em ambiente de praia ou rural", comenta Brügger.




