• Carregando...

Para tentar minimizar os problemas com o excesso de ruídos, a construção civil tem desenvolvido diversos produtos e materiais para que os moradores tenham mais qualidade de vida e possam viver com mais tranqüilidade em suas residências. Nos edifícios residenciais, a arquiteta Caroline Bollmann diz que o isolamento acústico pode ser feito basicamente nas estruturas de alvenaria e paredes divisórias, na laje entre pavimentos, nos forros internos, quando utilizados, e nas vedações e esquadrias em geral, que envolvem portas, janelas e os vidros.

Para essas situações são utilizados materiais mais densos e pesados, como o concreto e o chumbo. Quando a intenção é reduzir a reverberação e melhorar o nível e a qualidade sonora em um recinto, são utilizados materiais leves, de baixa densidade, fibrosos ou de poros abertos, como as espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos e carpetes.

Caroline ressalta que nem sempre a aplicação de um material significa a solução do problema, já que é necessário um estudo criterioso que deve levar em consideração o desempenho acústico dos materiais a serem aplicados, sua fixação, posicionamento diante a fonte de ruído e a facilidade de manutenção.

Nas construções novas, os materiais ficam camuflados entre as estruturas, como é o caso das mantas isolantes, e as mantas de borracha, que são colocadas entre a laje e o contra o piso. Outros materiais que apresentam boa solução acústica são as mantas elaboradas em microfibras de elastômero reciclável e mantas de polietileno reticulado.

Para apartamentos que já se encontram prontos, a arquiteta indica o uso de algumas borrachas que podem ser colocadas em cima do contra piso, antes da colocação do acabamento final, e que minimizam os ruídos para as unidades que estão localizadas abaixo. Também pode ser utilizado um tipo de isolamento entre o forro e a laje. O mais comum é o gesso acartonado, chamado Drywall, que conta com uma manta do tipo lã de rocha.

Para Andrei Giacomazzi, da construtora Giacomazzi, essa é uma das melhores opções para isolar o som quando o problema está na alvenaria convencional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]