
Símbolo de ocasiões românticas ou eventos religiosos, os porta-velas têm ocupado lugar de destaque na decoração de muitas residências e até de espaços comerciais. Para se ter ideia da recente popularização desse item, na Bergerson Presentes, segundo o gerente Romildo Martins, no último um ano e meio, das noivas que deixaram suas listas de presentes na loja, todas incluíram dois ou três modelos de castiçais.
A arquiteta Bianca Decker diz que "uma vela acesa traz aos ambientes aconchego e serenidade". Ela lembra que as velas e os porta-velas antigamente eram simples, com poucas variações "e agora destacam-se na decoração com design cada vez mais arrojado". Assim, ocupam salas, quartos e até banheiros. Já em espaços comerciais, os castiçais e candelabros emprestam sofisticação às recepções. Essa versatilidade, comenta a designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso, deve-se ao fato dessas peças serem atemporais.
Customização
Martins ressalta que os castiçais e candelabros, mesmo sem velas acesas, podem ser um importante objeto decorativo. Além do tradicional castiçal prateado, ou em prata mesmo, na mesa de um jantar, castiçais de cristal de vários tamanhos ficam muito bem sobre um aparador, sugere.
Bianca destaca que os castiçais são parte integrante da decoração, por isso o uso do bom senso. "Fica super interessante misturar velas e candelabros de prata, dando um ar de requinte ao ambiente. Vai da imaginação e do bom gosto de cada um."
Melissa indica que um curinga são os castiçais em acrílico transparente, que são leves e não comprometem nenhuma decoração. Ela também aconselha o uso de castiçais em ferro e vidro, compondo com um arranjo floral.
Quem não tem necessariamente um castiçal, pode fazer uso de objetos que têm casa. Bianca recomenda o uso de xícaras, taças ou qualquer outro recipiente que acomodem bem a vela. "O bacana dessas peças é que muitas vezes elas vêm acompanhadas do valor sentimental", conta. Além disso, o mercado oferece porta-velas já com velas, o que segundo Bianca tem o mesmo efeito intimista dos castiçais e candelabros. "Existem aqueles que funcionam até como aromatizador de ambientes." Melissa, porém, faz uma ressalva quanto às velas cheirosas. "Use-as mais em ambientes íntimos", diz, já que o aroma pode não agradar a todos.
Serviço:
Bergerson Presentes (41) 3304-4426. Imaginarium Crystal (41) 3323-3293, Imaginarium Mueller (41) 3224-0232. Tok Stok 0800-7010161. Os preços estão sujeitos a alterações.
* * * * * *
Saiba mais
Cuidados no uso de castiçais:
> É bom lembrar que todo cuidado é pouco na manipulação do fogo. Evite deixar os castiçais ao alcance das crianças e não os esqueça acesos quando se ausentar.
> Castiçais de cristal requerem todo o cuidado no manuseio, pois são extremamente delicados. Podem ser lavados, assim como os de vidro.
> A manutenção das peças em prata está mais fácil hoje em dia. Use produtos específicos para limpeza e, depois, basta um pano seco.
> Castiçais de prata não podem ficam expostos ao sol e devem ficar longe da umidade.
> Podem ser usadas velas de diversos tamanhos, mas respeite a proporção com o castiçal. Velas muito grandes em castiçais menores, por exemplo, não ficam harmônicas.








