
Em um ambiente clássico ou contemporâneo, a introdução de uma peça artesanal indígena ou inspirada na cultura das aldeias pode dar ares de sofisticação a casa. Cada objeto confeccionado pelos índios é único e leva consigo padrões estéticos próprios de cada comunidade, parte de uma identidade brasileira e atraente.
Cerâmicas, cestarias, esculturas em madeira queimada, instrumentos musicais, adornos em geral, estes são os campos de atuação dos primeiros artistas plásticos do Paraná: os índios. Embora diferente do trabalho feito nos séculos anteriores, o artesanato de agora ainda guarda boa parte da identidade de cada uma das quatro etnias presentes no Estado do Paraná, principalmente Guaranis e Kaingangs.
De acordo com o arquiteto João Adolfo Cabral Júnior que usou objetos indígenas na composição de uma sala de jantar na Casa Cor de 1995 a utilização da arte indígena é fácil e não possui regras. "Acho importante que a decoração feita com tais artigos use do contraste das peças com outras de estilos clássico ou contemporâneo. Essa mistura é que vai valorizar o ambiente e mostrar que a peça indígena também é chique", diz o arquiteto. Para Cabral Júnior, outro aspecto importante do trabalho indígena é sua raridade cada vez maior. "Ter uma peça dessa em casa é uma forma também de preservar algo que pode acabar e faz parte da história de todos nós", lembra.
Já a designer Fernanda Villas Bôas, que trabalha há seis anos com diversas tribos brasileiras, como os Wai-Wai, os Baniwa e os Caiapós, é da opinião que nem sempre o que é natural precisa ser rústico. Ela utiliza os topés (uma espécie de esteira trançada pelos índios) para aplicação em peças de design como bancos, mesas, bandejas, caixas e luminárias, todos em MDF. "A principal característica das minhas peças é que elas são contemporâneas. Com isso, elas ficam harmônicas em qualquer ambiente", explica Fernanda.
Segundo a antropóloga e arqueóloga do Museu Paranaense, Cláudia Parellada, em cada peça de cerâmica e cestaria, há um padrão geométrico, onde está a identidade não só da etnia, mas também da família do índio e o modo como ele vê o mundo a partir desta cultura. "Isso faz de cada objeto uma peça única", diz Cláudia. De acordo com ela, a identificação de traços específicos de cada família é complicado, mas é possível diferenciar o trabalho dos Guaranis da família linguística Tupi-guarani e dos Kaingangs da família da língua Jê por meio dos padrões geométricos. "O padrão dos Guaranis é simétrico, funciona como um espelho, cada linha reflete a outra. Já o desenho dos Kaingang traz linhas paralelas", afirma a antropóloga.



