A Rua Barão do Serro Azul começa no marco zero da cidade, ao lado da Catedral Basílica Menor, e é responsável por ligar o Centro Cívico ao centro de Curitiba.
Sua importância histórica é marcada por alguns pontos de destaque, como a Praça Dezenove de Dezembro e a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, uma homenagem à padroeira da cidade, que está localizada na esquina com a Rua São Francisco.
A criação da Barão do Serro Azul data de 1840, quando Curitiba tinha apenas seis mil habitantes que moravam no entorno da Praça Tiradentes. Ela ficou conhecida como Estrada da Graciosa, pelo fato de cortar a serra de mesmo nome.
Com a expansão da cidade, a rua foi alargada e começou a receber os primeiros estabelecimentos comerciais que hoje estão presentes em toda a sua extensão. São lojas de conveniência, de roupas e acessórios, pequenas lanchonetes, lojas populares, diversas auto-escolas e algumas livrarias, como a Osório, que se instalou por ali em 1999. Segundo o proprietário do estabelecimento, Alejandro Rubio, a escolha pela rua ocorreu pela oportunidade de alugar um imóvel no centro da cidade. "Comecei na Praça Osório, mas depois precisei mudar de endereço. Não conhecia muito bem aqui, mas hoje não me arrependo. A Barão é movimentada o dia todo, tem um bom fluxo de pedestres, que sempre param para olhar e comprar", diz. O valor do aluguel que Rubio paga mensalmente, segundo ele, é maior que em outras regiões do centro, mas vale a pena. "É um bom lugar para ter um comércio", afirma.
Além das lojas, o que marca as características da Barão são prédios residenciais mais antigos, com três quartos. De acordo com o diretor da imobiliária Futurama, Marcos Machado, estes imóveis custam, em média, de R$ 700 a R$ 800 o metro quadrado para venda. "É um bom preço em relação à localização da rua em Curitiba, o que acaba sendo um atrativo para os compradores", explica. Segundo Machado, a maioria dos moradores da Barão são pessoas de idade que residem ali por muito tempo. "Grande parte dos imóveis não tem garagem, o que de certa forma também barateou a locação."



