i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado imobiliário

Os dez bairros com a maior oferta de imóveis à venda em Curitiba

Centro e Água Verde concentram o maior volume de unidades novas e usadas à espera de um comprador na cidade

  • PorSharon Abdalla
  • 21/10/2015 08:49
Em agosto, 30,9 mil imóveis novos e usados estavam à venda na capital. | Aniele Nascimento
Em agosto, 30,9 mil imóveis novos e usados estavam à venda na capital.| Foto: Aniele Nascimento

A concentração do volume de entregas, com a conclusão de empreendimentos lançados ainda no período do boom, e a restrição do crédito imobiliário – resultado do momento difícil da economia do país – tem contribuído para aumentar a oferta de imóveis à venda em Curitiba.

Em agosto, 30,9 mil unidades estavam à espera de um comprador na capital, 4,6% a mais do que no mesmo período de 2014. Mais da metade desta oferta, 65,4%, era de imóveis usados – apartamentos, casas e sobrados –, que somavam 20,2 mil unidades neste mês. O estoque de apartamentos residenciais novos, por sua vez, era de 10,6 mil unidades.

“Além da entrega das obras que já estavam projetadas há dois, três anos, temos o movimento das pessoas que fizeram um upgrade para um novo apartamento e colocaram o imóvel onde moravam no mercado”, acrescenta Luciano Tomazini, vice-presidente de lançamentos e comercialização imobiliária do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).

Bairros

Entre os bairros que concentram a maior oferta da capital destacam-se o Centro, no segmento de novos, e o Água Verde, no mercado de usados.

Para Jefferson Gomes da Cunha, presidente em exercício da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), o maior número de unidades disponíveis nestes bairros se dá em função do número de lançamentos realizados nestas regiões nos últimos anos, justamente porque elas tinham uma demanda reprimida para os padrões de empreendimentos que receberam. “No Centro havia uma demanda pela tipologia especial, de studios, lofts e apartamentos de um dormitório. No Água Verde, a atratividade está relacionada ao fato de se tratar de um bairro próximo à região central, ainda com disponibilidade de terrenos, e que predominantemente abrigava edificações mais antigas. Além disso, ele é o bairro preferido pelos compradores”, avalia.

O preço médio do m² privativo era de R$ 6,3 mil para os apartamentos novos, em agosto. Para os imóveis usados, a média era de R$ 3,5 mil por m² total.

Conheça os dez bairros com a maior oferta de imóveis à venda na capital no segmento de novos e usados.

Novos (apartamentos)

1º - Centro: 1.427 unidades

2º - Ecoville: 879 apartamentos

3º - Pinheirinho: 732 unidades

4º - Santa Cândida: 688 apartamentos

5º - Água Verde: 549 unidades

Usados (apartamentos, casas e sobrados)

1º - Água Verde: 1.484 imóveis

2º - Centro: 1.025 unidades

3º - Portão: 871 imóveis

4º - Bigorrilho: 760 unidades

5º - Batel: 705 imóveis

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.