• Carregando...
Em agosto, 30,9 mil imóveis novos e usados estavam à venda na capital. | Aniele Nascimento
Em agosto, 30,9 mil imóveis novos e usados estavam à venda na capital.| Foto: Aniele Nascimento

A concentração do volume de entregas, com a conclusão de empreendimentos lançados ainda no período do boom, e a restrição do crédito imobiliário – resultado do momento difícil da economia do país – tem contribuído para aumentar a oferta de imóveis à venda em Curitiba.

Em agosto, 30,9 mil unidades estavam à espera de um comprador na capital, 4,6% a mais do que no mesmo período de 2014. Mais da metade desta oferta, 65,4%, era de imóveis usados – apartamentos, casas e sobrados –, que somavam 20,2 mil unidades neste mês. O estoque de apartamentos residenciais novos, por sua vez, era de 10,6 mil unidades.

“Além da entrega das obras que já estavam projetadas há dois, três anos, temos o movimento das pessoas que fizeram um upgrade para um novo apartamento e colocaram o imóvel onde moravam no mercado”, acrescenta Luciano Tomazini, vice-presidente de lançamentos e comercialização imobiliária do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).

Bairros

Entre os bairros que concentram a maior oferta da capital destacam-se o Centro, no segmento de novos, e o Água Verde, no mercado de usados.

Para Jefferson Gomes da Cunha, presidente em exercício da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), o maior número de unidades disponíveis nestes bairros se dá em função do número de lançamentos realizados nestas regiões nos últimos anos, justamente porque elas tinham uma demanda reprimida para os padrões de empreendimentos que receberam. “No Centro havia uma demanda pela tipologia especial, de studios, lofts e apartamentos de um dormitório. No Água Verde, a atratividade está relacionada ao fato de se tratar de um bairro próximo à região central, ainda com disponibilidade de terrenos, e que predominantemente abrigava edificações mais antigas. Além disso, ele é o bairro preferido pelos compradores”, avalia.

O preço médio do m² privativo era de R$ 6,3 mil para os apartamentos novos, em agosto. Para os imóveis usados, a média era de R$ 3,5 mil por m² total.

Conheça os dez bairros com a maior oferta de imóveis à venda na capital no segmento de novos e usados.

Novos (apartamentos)

1º - Centro: 1.427 unidades

2º - Ecoville: 879 apartamentos

3º - Pinheirinho: 732 unidades

4º - Santa Cândida: 688 apartamentos

5º - Água Verde: 549 unidades

Usados (apartamentos, casas e sobrados)

1º - Água Verde: 1.484 imóveis

2º - Centro: 1.025 unidades

3º - Portão: 871 imóveis

4º - Bigorrilho: 760 unidades

5º - Batel: 705 imóveis

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]