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Movelpar 2009

Os traços do design nos móveis populares

Investimento das indústrias em design abre caminho para novos formatos e soluções nos mobiliários voltados para as classes C e D

Móveis da M.E Gonçalves inspirados no desenho animado Carros, da Disney/Pixar | Gilberto Abelha/JL
Móveis da M.E Gonçalves inspirados no desenho animado Carros, da Disney/Pixar (Foto: Gilberto Abelha/JL)
Linha de cozinha Urban, da Kappesberg: linhas retas e cores vivas |

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Linha de cozinha Urban, da Kappesberg: linhas retas e cores vivas

Raque, da Fiasini, de Arapongas: meta para também alcançar a classe B |

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Raque, da Fiasini, de Arapongas: meta para também alcançar a classe B

Linha modular, da gaúcha THB Móveis: vidros temperados com leve espelhamento e amortecedores nas portas |

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Linha modular, da gaúcha THB Móveis: vidros temperados com leve espelhamento e amortecedores nas portas

Arapongas - O design e a indústria estão caminhando cada vez mais juntos quando se trata do segmento de móveis populares. Essa tendência esteve presente nos estandes de algumas indústrias que participaram da Movelpar 2009 – Feira de Móveis do Paraná, que ocorreu ao longo dessa semana em Arapongas, norte do Paraná. O evento reuniu 190 expositores de todo o país e importadores de 15 países que participaram de rodadas de negócios.

Nos últimos anos, a indústria moveleira não se mostrou preocupada em inserir traços inovadores no mobiliário popular, considera Giancarlo Piza, diretor do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). "Com a crescente procura das classes C e D, isso passou a ser uma exigência de mercado. Praticamente todas as indústrias do pólo moveleiro do norte do Paraná têm designers próprios ou contratam os serviços de consultorias de design", diz Piza.

A veterana M.E Gonçalves, de Arapongas, é uma das indústrias que está apostando em inovações para conquistar cada vez mais o público B, C e D. Há 46 anos no mercado, a empresa lançou este ano uma linha de móveis infantis com personagens da Disney e da Mattel. Em sociedade com a Empresa Brasileira de Móveis e Produtos Licenciados (EBL), a indústria tem exclusividade no Brasil para o uso dos personagens no mobiliário infantil. "A proposta é agregar valor ao produto. Não é porque a pessoa não possui condições financeiras que não possa comprar um produto com soluções bacanas. É um desafio criar um produto competitivo a custo baixo e torná-lo socialmente correto. O design não está só na forma, mas sim em todo o produto", comenta Henrique Estrada Raséra, designer da M.E Gonçalves, que possui 70 representantes em todo o Brasil e exporta principalmente para América Latina e África.

A aplicação dos motivos infantis da Disney e Mattel é feita por meio de serigrafia com desenhos em 3D e os móveis são produzidos em MDF e MDP. Os puxadores são inspirados nos personagens e têm formatos de flores, rodas e outros. A linha Disney é destinada ao público C e D e a da Mattel para a classe B, informa a empresa.

A Fiasini, também de Arapongas, vende raques e estantes há 14 anos e é focada em produtos destinados às classes C a F. "Agora estamos investindo em design para alcançar também a classe B. Esperamos aumentar em 20% o número de clientes", diz Robson Stefanuto, gerente nacional de vendas da Fiasini. Os móveis são em MDF laqueado com opções em BP (baixa pressão), mostrando os relevos e ranhuras dos veios das placas de madeira. A Fiasini vende para todo o Brasil e exporta para o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido e Angola.

Linhas retas

Outra aposta em design moderno vem da indústria gaúcha Kappesberg, de Tupandi, com a linha de cozinhas Urban para o público B e C. Os sete módulos da linha são fabricados em seis cores em alto brilho (vermelho, preto, chocolate, amarelo, azul e branco) e podem ser mesclados. Fabricado em 100% MDF, o móvel prima pelas linhas retas e pelo design clean. A linha tem paneleiro mais largo e profundo; o balcão pode receber pedra ou pia de inox de 120 centímetros; portas basculantes horizontais e os puxadores são cromados. "A linha Urban foi lançada no ano passado e tem tido bastante aceitação pelo seu preço acessível", diz Vivian Rockenbach, do Marketing da Kappesberg.

A também gaúcha THB móveis, de Camaquã, passou a oferecer móveis modulares pela primeira vez em 17 anos. "A intenção é aproveitar melhor os espaços e alcançar o público da classe B. Dentre os diferenciais, estão vidros temperados com leve espelhamento, cabideiro com iluminação e amortecimento nas portas", diz Paulo Hubner, diretor da THB.

Versatilidade

Empresas tradicionais como a Rudnick e a Herval expuseram na Movelpar as novidades para 2009. A Herval apresentou a Curva Cama, um sofá com duas chaises que podem se transformar numa cama, e o Sofá Cama de chaise com baú para otimizar o espaço. São 300 as opções de tecidos para esses estofados, conta Alberto Machado, gerente comercial da Herval.

Já a Rudnick priorizou os ambientes de estar, sala e dormitório, e mostrou um novo padrão de tamburato, que ressalta a textura e espessura dos móveis. "Os tons castanhos predominam nos acabamentos. A intenção é criar ambientes cada vez mais agradáveis tanto para quem passa muito ou pouco tempo em casa", diz Sandro Kahlow, gerente de desenvolvimento de produtos e novos negócios da Rudnick.

A jornalista viajou a convite da organização da Movelpar

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