• Carregando...
 | / Bigstock
| Foto: / Bigstock

Escolher a tinta para pintar o imóvel pode até parecer, mas não é das tarefas mais simples de se executar. A variedade de linhas, acabamentos e cores disponíveis no mercado oferece ao consumidor uma diversidade de produtos que, se mal selecionados, podem encarecer o custo ou comprometer a qualidade do trabalho.

Para acertar na escolha, é preciso definir se a pintura será interna ou externa e calcular a extensão da área, como explica Ebenézer Alessandro Mathias, gerente administrativo da franquia da Praquemarido, em Curitiba. “Também é preciso avaliar o que se vai pintar – metal, gesso, madeira, alvenaria –, pois existem processos de pintura e tintas para os diferentes tipos de superfície”, acrescenta Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas.

Testes certificam a qualidade dos produtos

Leia a matéria completa

Para madeira e metal, por exemplo, utiliza-se tinta esmalte a base d’água, esmalte sintético ou verniz – estes têm como solventes a aguarrás. Já para as paredes de alvenaria as tintas acrílicas, látex e PVA – a base d’água – são as recomendadas.

Acabamento

Definida a superfície, é hora de escolher o acabamento desejado: fosco, semibrilho ou acetinado. De acordo com Felipe Diotaiuti, técnico da Suvinil, a decisão é geralmente baseada no gosto estético do proprietário do imóvel, sendo a tinta fosca a preferida pelos clientes.

Esta cobertura reflete menos a luminosidade e “esconde” os defeitos da parede. Sua lavabilidade, no entanto, é inferior à das linhas semibrilho e acetinadas, que costumam destacar mais as imperfeições da superfície conforme seu “brilho” aumenta. “As tintas acetinadas ou semibrilho são menos porosas, fazendo com que a sujeira grude menos na superfície”, explica Comelatto. Estas tintas também são mais resistentes à limpeza, sendo ideais para ambientes onde há crianças.

Linhas

O próximo passo é optar pela qualidade da tinta a ser aplicada levando-se em conta atributos como lavabilidade (durabilidade), rendimento, cobertura (o quanto a tinta cobre a que está embaixo) e custo.

As tintas econômicas são as mais baratas, mas também são as que têm o menor índice dos aspectos listados acima, como explica Diotaiuti. Por isso, seu uso é recomendado para áreas internas.

A linha standard (intermediária), por sua vez, pode ser usada interna e externamente, assim como a premium. Esta costuma ser a mais cara, porém é a que apresenta a melhor cobertura, rendimento e durabilidade. “Os atributos são os mesmos, o que muda é melhora ou piora [da performance] deles nas três linhas”, resume Diotaiuti.

O técnico da Suvinil acrescenta, ainda, que em áreas de menor uso ou com menor contato de pessoas, como garagens e tetos, o proprietário pode optar pelas tintas econômicas, o que promove uma redução nos gastos com o produto. Já para quartos, salas corredores e cozinhas, as da linha premium são as mais indicadas.

Como testar a cor e calcular a quantidade

Além de escolher a qualidade da tinta para os diferentes ambientes, outra forma de economizar na compra é calcular corretamente a quantidade de produto necessário para cobrir a superfície que se deseja pintar.

O técnico da Suvinil, Felipe Diotaiuti, conta que há uma fórmula para isso. Basta multiplicar a metragem quadrada da área que receberá a pintura pelo número de demãos recomendadas e dividir pelo rendimento da tinta por demão (ambas as informações estão descritas na embalagem). O resultado mostrará o número de galões, de 3,6 litros, necessários para a pintura. Para convertê-lo a uma lata ou balde, de 18 litros, basta dividi-lo por cinco - uma lata de 18 litros equivale a cinco galões de 3,6 litros.

Cor

O resultado da cor da tinta aplicada costuma ter diferenças em relação a escolhida na cartela de cores. De acordo com Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas, isso se dá porque a parede pintada sofre influência do tipo e da cor da iluminação utilizada no ambiente. A dimensão da parede também altera a percepção da cor, uma vez que em áreas menores ela tende a parecer mais escura do que nas maiores, devido à refração da luz.

Para não errar na escolha, a sugestão é testar a tinta na parede antes de comprar a quantidade total do produto. Pintar uma área de 60 cm por 60 cm já é suficiente para se avaliar o resultado, segundo Diotaiuti. Algumas marcas trabalham com latas menores, com até menos de 1 litro, para facilitar estes testes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]