
Sonho de consumo da maioria dos apreciadores de livros, as bibliotecas instaladas em casa estão voltando com força total. Mas nada daquelas estantes clássicas, enormes e sisudas típicas da casa da vovó. Agora, a tendência é investir em móveis mais modernos, que deixem os livros em exposição, facilitem o acesso e façam uma composição com o visual dos cômodos, em especial, da sala de estar.
A arquiteta Fernanda Menosso diz que é cada vez maior o número de clientes que fazem questão de contar com espaços especiais para destacar suas coleções. "Há aqueles cujo trabalho exige muita leitura e, por isso, montam home office para reunir as obras que usam no dia a dia e os que gostam de ler por hobby querem ter um espaço confortável para relaxar enquanto apreciam um bom livro", explica.
Para quem mora em apartamentos compactos, uma boa notícia é que opções menores, como estantes pequenas, nichos e prateleiras, podem ser usadas e são ideais para quem convive com a combinação de muitos livros e pouco espaço. "Nem todos podem deixar um cômodo da casa somente para biblioteca. Apostar nesses elementos pode ser uma solução para não abrir mão dos livros e ainda criar um ambiente atrativo e elegante", comenta a arquiteta Denise Moura.
Composição
Na hora de compor o ambiente, o que não faltam são opções. Desde nichos, estantes e prateleiras até composições com painéis em madeira, espaço para home theater, aparadores ou mesas de centro, basta ter criatividade e bom senso para garantir um espaço bacana para os livros. "O ideal é investir no conforto, por isso, próximo a eles é bom instalar uma ou duas poltronas aconchegantes e colocar uma luminária especial que facilite a leitura. Tudo para tornar o ambiente realmente convidativo", recomenda a arquiteta Mayana Thomé.
Para combinar o espaço para os livros com a decoração do ambiente, a palavra de ordem é bom senso. "Se for um espaço pequeno, usar materiais e tons próximos é garantia de não errar. Se for uma sala grande, que tenha móveis coloridos, o melhor é apostar em uma estante mais neutra ou, se ela for colorida, dispor a peça em um canto para que não fique sobrecarregado", diz Fernanda.
Planejamento
Para Denise, a primeira preocupação antes de comprar ou projetar um móvel é prestar atenção na quantidade e no tamanho dos livros. "Se não for bem planejado, pode ser que falte ou sobre muito espaço na altura ou na profundidade. O cliente corre o risco de ficar com um móvel lindo, mas que não atende suas expectativas, além de ficar esteticamente esquisito por ser muito pequeno ou grande demais para as obras que ele quer destacar", alerta.
Mayana aponta que a maioria dos clientes pede por móveis que fujam daquele visual da tradicional biblioteca com estantes retangulares, prateleiras simétricas e em cores escuras. Agora, a opção é por móveis mais despojados, coloridos e com uma cara mais moderna. "Tudo depende do perfil do cliente. Ainda há quem prefira as composições mais conservadoras, com tons sóbrios, linhas retas e poucos detalhes, mas, em geral, um pouco de cor e composições inovadoras que deem um toque único e pessoal ao móvel são sempre bem-vindas", afirma.
Organização
Além de inovar no uso de cores e estilos nos móveis, outra dica para tornar o ambiente único é prezar pela composição na hora de arrumar os livros. Para quem gosta de organização, nada melhor que o velho método de reunir as obras por ordem alfabética ou por assunto, com todos em pé e com as lombadas à mostra.
Mas se a idéia é compor um visual inovador, a dica é deixar a criatividade fluir. Uma solução é dispor os livros com alguns deles deitados, principalmente os mais grossos, e outros em pé ou inclinados, combinando-os com porta-retratos, vasos, esculturas e enfeites, o que quebra aquela simetria das bibliotecas. "Também é possível seguir uma ordem de tamanhos ou cores. Nesse caso, há duas opções: compor prateleiras coloridas ou organizar algumas só com livros escuros, outras só com publicações com capas claras, e assim usar os próprios livros como elementos decorativos", orienta a arquiteta Ana Beatriz Knopki.
Sonho
"É a realização de um sonho". É assim que a professora universitária Hellen Jaqueline Marques fala sobre o projeto de uma estante para livros combinada com uma lareira na sala de estar de sua nova casa no bairro Santa Cândida. "Como eu e meu marido somos professores, temos muitos livros e queríamos uma solução inovadora para acomodá-los", diz. A peça, toda em MDF e projetada pela arquiteta Fernanda Menosso, conta com iluminação própria para realçar o charme da composição.
Solução
Na hora de arrumar a coleção de livros em um apartamento compacto no bairro Água Verde, a família da estudante Marcela Sachini não teve dúvidas: decidiu investir em estantes em MDF de diferentes tamanhos distribuídas pela sala para acomodar as obras de maneira interessante. O resultado? Uma alternativa de biblioteca moderna sem ocupar muito espaço. "No começo, pensamos em deixar um quarto só para os livros, com uma estante bem grande, mas seria inviável. Acabamos optando por separá-los e deixar a maioria na sala de estar", conta.
Além dos móveis na sala, a estudante ainda garantiu um espaço especial em seu quarto para suas obras preferidas. Nesse caso, a solução foi uma prateleira disposta acima do rack da tevê. "Os livros são ótimos para decorar o ambiente, porque dão cor ao cômodo e garantem um visual agradável. Além disso, tê-los na sala é um verdadeiro convite à leitura. Para quem é leitor voraz, como eu, impossível não ficar com vontade de ler ao vê-los tão próximos", diz.Serviço:
A Delicata Móveis e Decorações (loja Guabirotuba) (41) 3015-9528 ou www.adelicata.com.br. Lojas KD (41) 3204-9000 (loja virtual), (41) 3232-1500 (loja física) ou www.lojaskd.com.br. Meu Móvel de Madeira 0800-645-9009 ou www.meumoveldemadeira.com.br. Tok&Stok (41) 2111-7200 ou www.tokstok.com.br.
*Preço para compra na loja física.










