Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Paraná é reconhecido na versão brasileira do IDEA Awards

Foram premiados 78 produtos em 17 categorias. Nove projetos do estado foram agraciados com ouro, prata e bronze em seis delas

Nike Air 87/09: arames recober­tos com tecido dão a ideia de cadarços no ambiente criado pela We Shape Connection Design | Fotos: Divulgação
Nike Air 87/09: arames recober­tos com tecido dão a ideia de cadarços no ambiente criado pela We Shape Connection Design (Foto: Fotos: Divulgação)
Linha Móveis Urbans: projeto de conclusão de curso para espaços compactos |

1 de 2

Linha Móveis Urbans: projeto de conclusão de curso para espaços compactos

Linha Pespes, do estúdio Holaria: reinvenção da xícara com pezinho |

2 de 2

Linha Pespes, do estúdio Holaria: reinvenção da xícara com pezinho

Nove paranaenses estão en­­tre os premiados no IDEA/Brasil 2010, concurso que avalia produtos fabricados nos últimos dois anos. A cerimônia foi realizada recentemente no auditório do Teatro Shopping Frei Cane­ca, em São Paulo (SP). O prêmio, uma versão licenciada do norte-americano IDEA Awards, é promovido pela Associação Objeto Brasil e pela Agência Brasileira de Promo­ção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Contou com aproximadamente 1.000 inscrições de projetos, dos quais 400 foram finalistas – e automaticamente inscritos no concurso dos Estados Unidos, realizado no início de agosto – e 78, premiados. Para a coordenadora geral do IDEA/Brasil e diretora executiva As­­sociação Objeto Brasil, Joice Jop­­pert Leal, é interessante perceber que os participantes são de várias regiões do Brasil. "Isso mostra que as empresas estão respeitando, valorizando e inserindo cada vez mais o design em seu dia a dia, porque até estados menos industrializados são representados no prêmio."

Além desse crescimento da apreciação pelo design, ela também cita a sustentabilidade como ponto forte dos projetos inscritos no prêmio. "Há uma preocupação em fazer algo que esteja dentro da lógica da sustentabilidade. As empresas percebem que, se investirem nesse tipo de design, podem ter mais lucro, o que gera uma sustentabilidade social e econômica, promovendo o tripé do conceito", diz Joice.

Releitura

Um dos projetos paranaenses vencedores do IDEA/Brasil 2010 foi a Linha Pespes de porcelana branca e lisa – projeto iniciado no começo de 2009 e feito para a fábrica Germer Porcelanas Finas, de Campo Largo (PR).Composta por três xícaras – uma de chá, uma de cafezinho e uma de chocolate – e três pi­­res conquistou bronze na categoria Casa, a linha é uma criação de Aleverson Ecker e Luiz Pellanda, designers do estúdio Holaria, em Curi­tiba. Os au­­tores explicam a linha como uma releitura das clássicas xícaras com pé, estilo Luís XV.

Aleverson conta que a ideia de repaginar essa xícara surgiu com outro projeto: a Linha Pingada, vencedora da prata na edição passada do IDEA/Brasil, inspirada nos copos de café pingado. "Procura­mos dar novas formas às peças produzidas em larga escala. Quan­­do éramos estudantes, ouvimos muito que ‘prato é prato, não tem o que mudar’. Mas achamos que existem variações para esses utilitários e produzimos modelos diferentes e inovadores."

Ambientes

A Campanha Nike Air 87/09, do es­­critório curitibano We Shape Con­nection Design (antigo Art Of­­fice De­­sign), é outro projeto contem­pla­do com o bronze, mas na categoria Am­­bientes. O head de cria­­ção do escritório, Rodrigo Lino, assina a campanha, desenvolvida em 2009 em função do relançamento do tênis Nike Air e que daria uma nova roupagem às principais lojas da Nike voltadas ao segmento dos tênis em São Paulo (SP). De acordo com Lino, era uma adaptação de um projeto global da marca, que precisava condizer com cada uma das lojas. "Al­­gumas delas tinham muitos elementos de arte, exigindo que nosso projeto fosse mais sutil. Outras não, e podíamos carregar mais nas cores e elementos. Era tudo customizado."

Compactos

Na categoria Estudantes, o designer de produto Eduardo Nuncio recebeu o ouro com o Móveis Ur­­bans, resultado de um projeto de conclusão de curso iniciado há cerca de dois anos para a Uni­versidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul. O objetivo do então estudante foi criar mó­­veis para espaços pequenos, adap­­táveis para qualquer pessoa. "Nas grandes cidades as áreas internas estão cada vez mais compactas. Geralmente precisamos nos adaptar à mobília e queria mudar essa realidade: fazer peças que se adaptassem a nós", explica Nuncio. Para alcançar esse efeito, ele criou uma linha com 15 peças, chamadas módulos e feitas basicamente com MDF, que dividem espaços integrados. No IDEA/Brasil 2010 foram inscritos três: bancada, estante e banqueta, que limitam a sala e a cozinha do am­­biente, e possuem detalhes em acrí­­lico verde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.