Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Melhorias

Por uma construção civil menos artesanal

Elza Nakamura: na aula, intenção é melhorar qualidade | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Elza Nakamura: na aula, intenção é melhorar qualidade (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Colocar um tijolo em cima do outro. Arrumar o prumo, garantir o nível das paredes e garantir um ângulo reto para os cantos da construção. Essas e outras preocupações com a qualidade da construção civil motivam a reunião periódica de representantes de construtoras de Curitiba e região metropolitana, para discussão e troca de experiências sobre o dia-a-dia do canteiro de obras.

"A construção ainda é artesanal, então promover encontros entre as empresas da construção é importante para melhorar a qualidade e a competitividade entre as empresas", explica Alexsander Maschio, gerente de Associação Brasileira de Cimento Portland no sul do país (ABCP-Sul).

Na última semana, as empresas se encontraram para dar continuidade ao evento Comunidade da Construção, promovido pela ABCP há 10 anos. Em 2012, os assuntos discutidos serão referentes às boas práticas de revestimento em argamassa. A ideia é promover o avanço nesse setor na obra, que não interfere na estrutura, mas na estética da obra. "Um revestimento mal feito pode ser constatado nas fissuras da fachada de um prédio ou pastilhas caindo. O acabamento é o ponto crítico da obra, é o cartão de visitas do empreendimento, por isso tem de ser bem feito", comenta Maschio.

Para a engenheira Elza Hisae Nakamura, que ministrou a primeira parte do curso, o revestimento ainda é negligenciado pela construção. "Além de a fachada levar a imagem da construtora, é ali que vão aparecer outras patologias da construção. Então, além da estrutura ser bem feita, o revestimento também deve receber atenção especial", explica.

De acordo com Maschio, as construtoras estão dispostas a melhorar o revestimento, porque é item que pode encarecer a obra. "Um revestimento mal feito pode exigir constantes reformas e também significa desperdício de material", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.